ABAL participa de importante seminário sobre segurança de barragens e o futuro da mineração
A ABAL marcou presença no Seminário Técnico Internacional sobre Segurança de Barragens e o Futuro da Mineração, que, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), foi realizado na capital mineira em abril.
O evento contou com a participação dos governadores de Minas Gerais e Espírito Santo, Romeu Zema e Renato Casa Grande; dos ministros do Meio Ambiente e Minas e Energia, Ricardo Salles e Bento Albuquerque; do presidente do Ibram, Wilson Brumer; além de especialistas nacionais e internacionais.
“A mineração é extremamente relevante para o Brasil e mais ainda para Minas Gerais, uma vez que 40% das exportações de minério do País estão aqui. A mineração ainda representa 25% da nossa indústria e 5% da economia”, destacou o governador Romeu Zema.
Tom Buttler, CEO do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), afirmou que após o incidente em Brumadinho, a entidade iniciou a revisão dos procedimentos sobre segurança de barragens, que envolvem todos os stakeholders, inclusive investidores.
“Objetivo é ser referência para encorajar a implementação em todos os países. Nesse processo de revisão, os aspectos técnicos serão observados, porém, a prioridade é a governança e o comportamento, que vão além de engenharia e segurança. Estamos pesquisando as melhores práticas operacionais mundiais para a recuperação dos rejeitos e, até o fim de 2019, pretendemos concluir o estudo”, disse.
Na visão do presidente do Ibram, Wilson Brumer, o novo cenário pós-Brumadinho impõe um grande desafio a todos.
“O descrédito da população frente à importância da mineração para o desenvolvimento econômico do País”. Na ocasião, Brumer ainda anunciou a transferência da sede do Ibram, hoje em Brasília (DF), para Minas Gerais.
A ABAL segue atenta a todas as questões que impactam a operação dos associados e, em caso de novidades, fará a devida comunicação.