ABAL reuniu os associados para debater o atual momento político e econômico do Brasil
Os 100 primeiros dias do governo Bolsonaro e as perspectivas macroeconômicas para o Brasil em curto prazo nortearam as discussões do ABAL Insights – Edição Governo e Economia, evento que reuniu dezenas de associados no Centro de Convenções Pullman, em São Paulo.
Na visão de Ricardo Carvalho, membro do Conselho Diretor da ABAL e presidente da CBA, eventos como o ABAL Insights proporcionam aos associados e toda a indústria do alumínio a troca de ideias e experiências, a fim de pensar os negócios de maneira coesa e coletiva.
“É de suma importância a ABAL, como associação setorial, organizar um evento desse porte e mobilizar pessoas de profundo conhecimento sobre o mercado. Seria muito mais difícil para as empresas promoverem isoladamente”, destacou Ricardo.
Na ocasião, Milton Rego, presidente-executivo da ABAL, esmiuçou algumas das principais ações contidas no Plano Estratégico da Indústria, o Roadmap, em pleno curso há um ano. O estreitamento do relacionamento com os associados e a disseminação de conhecimento em âmbitos tão vitais para os negócios também foram destacados pelo representante da Associação.
Já o impacto das políticas de segurança nos resultados das empresas foi o tema da apresentação do Assessor Técnico da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Willian Matsuo. O profissional ressaltou a importância dos investimentos em saúde e segurança do trabalho.
Política e economia em destaque
A primeira palestra do evento, pautada pelos 100 primeiros dias do governo Bolsonaro, foi ministrada por Antônio Queiroz, jornalista de formação e diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), onde realiza o acompanhamento e análise dos trabalhos do Congresso Nacional há mais de 30 anos.
O especialista em política destacou a necessidade do cumprimento da agenda de reformas como fator preponderante para o Brasil voltar à rota do crescimento.
“O ambiente é muito favorável, mas dependerá muito da habilidade política do novo governo para calibrar os textos propostos, explicar à população a necessidade e urgência das mudanças, além de compor a unidade da base de apoio no Congresso”.
Na sequência, o economista Fernando Sampaio, que já atuou como pesquisador no Cebrap e Fundap, e também em veículos de comunicação como Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil, analisou a atual conjuntura internacional e reiterou a importância da aprovação das reformas, principalmente a previdenciária, para projeções mais otimistas em relação ao nosso País.
Durante a palestra “Perspectivas Macroeconômicas para o Brasil em Curto Prazo”, Sampaio ressaltou ainda o otimismo em relação ao setor automotivo, de grande impacto na indústria do alumínio, e a redução na projeção de crescimento para o PIB em 2019.
Associados aprovaram o ABAL Insights
O conteúdo apresentado pelos especialistas em política e economia foi elogiado pelos associados da ABAL. É o caso de Antonio Carlos Assis, diretor de Novos Negócios e Marketing do Grupo Recicla.
“A ABAL está de parabéns pelo evento, principalmente pela clareza e qualidade das informações passadas pelos palestrantes”.
Luiz Carlos de Jesus, coordenador de Custo e Contábil da CBA, resumiu o ABAL Insights – Edição Governo e Economia como “sensacional”.
“Os palestrantes deram uma visão muito importante de como é estruturado o governo e a necessidade de melhoria das articulações políticas para o Brasil crescer economicamente”, concluiu.