CBA e Marcopolo se unem para cocriação de teto de ônibus sustentável
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) se uniu a Marcopolo, principal desenvolvedora de soluções de mobilidade do Brasil e posicionada entre as maiores do mundo, para o desenvolvimento de veículos mais sustentáveis. Diante do desafio de minimizar as emissões de gases de efeito estufa, a parceria teve como objetivo a cocriação de um novo teto feito em alumínio que permite ônibus mais leves nos sistemas de mobilidade urbana e rodoviária, capazes de consumir menos combustível e emitir menos carbono na atmosfera.
O modelo desenvolvido atende as linhas Attivi, ônibus elétrico da multinacional brasileira, e os veículos G8, que reúnem ônibus rodoviários e intermunicipais. A peça em alumínio possui dimensões de até 12 metros de comprimento por 2,4 m de largura. Desde o início da parceria, em 2021, foram produzidos mais de 1600 tetos para as linhas G8 e Attivi.
Durante o ano de 2022, novos serviços foram agregados, com foco em aumentar a produtividade na linha do cliente e ampliar a qualidade dos ônibus que utilizam a peça.
O uso do metal como matéria-prima traz significativos resultados. Com a substituição do teto do ônibus, ocorre uma redução de cerca de 100 kg no peso no veículo, o que ocasiona uma redução em torno de 4.250 KgCO2 e na vida útil do veículo devido ao menor consumo de combustível. Além disso, também há uma menor geração de resíduos, pois o alumínio é infinitamente reciclável. Outro fator importante é a maior estabilidade e segurança no trânsito. Para os elétricos é observada maior autonomia em cada carga.
“A CBA , em parceria com a Marcopolo, trabalhou no desenvolvimento de soluções em alumínio que reduzam o peso dos veículos ao mesmo tempo em que contribuem para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera. Um projeto de cocriação inédito que está diretamente ligado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis efetivas para a melhoria do setor de mobilidade”, destaca Fernando Varella, Diretor do Negócio Produtos Transformados, Inovação e Transformação Digital da CBA.
A parceria, iniciada em 2016, propiciou ao longo dos anos de estudos e testes um combo de inovações. O teto de ônibus em alumínio foi desenvolvido por meio do conceito de união híbrida, com tecnologia própria, única no mundo, de colagem estrutural e união mecânica por deformação a frio (clinch) de chapas e perfis.
“Trabalhamos com a CBA desde 2016 para substituir o teto de fibra de vidro por alumínio, dentro da nossa jornada de sustentabilidade. A cocriação e a coengenharia da Marcopolo com a CBA foram fatores fundamentais para o sucesso dessa iniciativa. Trouxe ganhos espetaculares para o nosso carro, com redução de mais de 30% de peso, o que impacta positivamente no consumo de combustível e emissões de gases de efeito estufa, além de utilizar o alumínio, que é totalmente reciclável e com um nível de acabamento muito superior. O projeto Teto de Alumínio está sendo um sucesso absoluto no mercado e estamos extremamente felizes com os resultados” comenta Luciano Resner, Diretor de Operações Industriais da Marcopolo.
O desenvolvimento do protótipo recebeu investimento de R$ 4 milhões na montagem da linha de produção instalada no Centro de Distribuição (CD) da CBA em Caxias do Sul (RS). A operação é automatizada com uso de tecnologia para garantir a qualidade do produto e alta eficiência e tem capacidade de produção para 200 peças/mês.
Ainda em 2022, a empresa deu início à coengenharia com a Marcopolo Rail, nova unidade para veículos sobre trilho de passageiros, atendendo a um novo mercado no Brasil a partir da nacionalização de vagões de passageiros para diversos modais, como aerotrens, VLTs, etc.