Coberturas de alumínio em exposição e debate – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Coberturas de alumínio em exposição e debate

23 de maio de 2014

Seminário organizado pela ABAL expõe as vantagens das telhas e estruturas fabricadas com o metal

imgs-abal-2014-05-23-noticias01-img01

A ABAL participou, entre os dias 20 e 22 de maio, da TeCobi Expo 2014 – 2ª edição do principal encontro sobre telhados, coberturas e impermeabilização, que foi realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Instalado em um local privilegiado, logo na entrada para o pavilhão de exposição, o estande da ABAL se destacava pelo tamanho, o maior da feira, e seu projeto arquitetônico que privilegiava características relevantes das telhas de alumínio como a luminosidade e o brilho. “Estas características tornaram nosso espaço muito convidativo ao público, pois as pessoas permaneciam um bom tempo no nosso estande, eram atendidas e manuseavam livremente os diversos tipos de telhas expostos”, salienta o coordenador do GT Telhas de Alumínio da ABAL, Luiz Valério Trindade.

Segundo a organização do evento, eram esperados seis mil visitantes nos três dias de evento. No entanto, os dois primeiros dias sofreram o impacto da greve de companhias de ônibus na cidade, o que dificultou o acesso até o local.  Para os representantes das empresas patrocinadoras do estande – as associadas Alcoa, Belmetal e Votorantim Metais-CBA – mesmo menor, o público presente era bastante qualificado, formado por engenheiros, arquitetos e projetistas, o que proporcionou muitos contatos para possíveis negócios.

_A1A8865

Workshop

A TeCobi Summit, programa de seminários realizado paralelamente à exposição, reservou o primeiro dia para o tema Coberturas e Estruturas Metálicas. Para as suas sessões, a ABAL convidou especialistas em projetos com telhas convencionais e zipadas e com estruturas de alumínio.

Na palestra “Telhas de Alumínio – Durabilidade e desempenho superior a serviço da arquitetura”, o engenheiro Luiz Valério Trindade abordou as atuais demandas da arquitetura e da construção civil em todos os aspectos da sustentabilidade, e de como a indústria do alumínio pode oferecer soluções em linha com essas necessidades. “O cenário desejado na construção civil é de obras mais industrializadas, maior produtividade e economia, com menor geração de resíduos sólidos”, exemplificou o coordenador da ABAL.

O painel “Caminhos e possibilidades de especificação de soluções em alumínio para coberturas” reuniu o Engº Fulvio Zajakoff, diretor da Bemo do Brasil e vice-presidente da ABCEM- Associação Brasileira da Construção Metálica; Engº Júlio Taques, diretor da Blat Estruturas Metálicas; e o Engº Waldecyr Pereira da Silva, calculista e professor de estrutura metálica da FESP – Faculdade de Engenharia de São Paulo.

Para Zajakoff, o setor deve explorar mais a durabilidade das telhas de alumínio, na forma de campanhas e oferecendo garantias longas aos clientes, como diferencial para o mercado. O executivo deu como exemplo um trabalho recente no pólo de Camaçari onde concedeu 20 anos de garantia para as telhas de alumínio, após análise em laboratório. “Não vejo nenhuma siderúrgica dar garantia nem de cinco anos!”, ressaltou.

Júlio Taques, por sua vez, salientou os benefícios do uso de telhas de alumínio, principalmente em grandes obras. “Do ponto de vista de montagem, a leveza do material proporcionou maior conforto e produtividade à obra”. Já o professor Waldecyr da Silva expôs a importância da maior proximidade entre a indústria e a academia, para a formação de mão de obra específica, ressaltando a dificuldade de encontrar professores que conheçam e lecionem disciplinas específicas sobre alumínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *