Com apoio da CBA, Programa Agentes da Cidadania encerra com sucesso as atividades de 2022
Com apoio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), o programa Programa Agentes da Cidadania encerra com sucesso o ciclo de atividades de 2022, realizado nos municípios mineiros de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.
O objetivo da iniciativa é promover o exercício da cidadania para jovens, por meio de atividades on-line e oficinas formativas, a fim de compartilhar os aprendizados junto às comunidades. As ações contemplam rodas de debate e jogos interativos com temáticas de participação social, cidadania, representatividade, identidade e juventude política. Em 2022, a iniciativa selecionou 30 jovens, de 16 a 29 anos, que atuaram de junho a dezembro como voluntários, conhecidos como Agentes da Cidadania.
Para o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, o encerramento de mais um ciclo de ações do Agentes da Cidadania traz benefícios para a região com o empoderamento e a responsabilização dos jovens cidadãos em prol do desenvolvimento das comunidades.
“Comemoramos mais um ano de fomento ao protagonismo político das juventudes locais por meio da educação em cidadania. Nossa expectativa é seguir apoiando esse trabalho importante, especialmente para atender às necessidades da região onde atuamos”, avalia.
O Agentes da Cidadania retomará as atividades em 2023, com a convocação da juventude local para o novo período de inscrições, previsto para o primeiro semestre. Logo após o processo de formação, serão definidos os objetivos para mobilização de outros atores e entidades.