Fábrica da Alcoa Poços de Caldas (MG) bate recorde na produção de pó de alumínio
Em 2022, a fábrica de pó de alumínio da Alcoa Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, bateu recorde de produção. De acordo com Evandro Tavares JR., gerente de Refusão e da fábrica, a conquista é consequência do empenho de todo o time para atender os clientes de mercado doméstico e de exportação para países como Estados Unidos e Japão.
A fábrica entrou em operação há 40 anos e está sempre se modernizando para atender às exigências do mercado. Hoje, uma parte significativa da produção vai para a indústria do nióbio, especialmente para a produção de ligas de nióbio metálico e de grau vácuo, usadas em aplicações de alta tecnologia, como trens de alta velocidade, tomógrafos, entre outros. A Alcoa também fornece pó de alumínio para a produção de tintas metálicas para a indústria automotiva, cerâmicas e diversos outros materiais utilizados pelas indústrias do aço, construção civil e petróleo e gás.
O diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas, Fabio Martins, diz que uma das metas para os próximos anos é avançar na produção de produtos sustentáveis, inclusive no desenvolvimento do pó de alumínio verde, com baixa pegada de carbono, que inicialmente deverá atender o mercado japonês.
“Este será mais um marco importante, que somado à certificação ASI (Aluminium Stewarship Initiative), contribuirá para a meta da Alcoa Global de zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) até 2050 em todas as operações e para continuarmos transformando potencial em progresso verdadeiro”, finaliza.