Foco&Futuro encerra edição de 2022 com projeto de bateria de íon-alumínio como vencedor do hackathon
Na sexta-feira, 21 de outubro, foi encerrada a terceira edição do projeto Foco&Futuro, iniciativa da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) que tem como objetivo conduzir estudantes e jovens profissionais a uma jornada de conhecimento com possíveis oportunidades de emprego no setor.
Neste ano, a semana imersiva no formato hackathon, com mentoria de profissionais da indústria, ocorreu de 17 a 21 de outubro e trouxe o desafio de desenvolver uma proposta para ampliação do mercado do alumínio, a partir de um novo produto ou da substituição de outros materiais pelo metal.
Ao todo, 11 grupos trabalharam na proposição de soluções, com foco em inovação, aplicabilidade e sustentabilidade.
Os trabalhos foram avaliados por uma banca composta por representantes da ABAL, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e 12 empresas apoiadoras: Albras, Alcoa, AMG Brasil, Bluequest, Elfer, Grupo Ibrap, Grupo ReciclaBR, Grupo Prysmian, Hydro, Mineração Rio do Norte (MRN), Novelis e Prolind.
“A inovação e sustentabilidade do alumínio brasileiro são indiscutíveis, sendo resultado de uma cadeia de valor integrada e responsável. É essencial que o setor continue concentrando esforços nesse sentido. O Foco&Futuro é uma iniciativa na qual a ABAL aposta nesse desenvolvimento por meio da maior aproximação com o meio acadêmico, gerando novas ideias para pensar o futuro e inspirando jovens talentos a se aproximar da nossa indústria”, reforça Denise Veiga, gerente da Área Técnica da ABAL.
Conheça os times vencedores do desafio:
1º lugar
O grupo 8 apresentou a Alupower, proposta de bateria de íon-alumínio com foco no crescimento esperado na produção de veículos elétricos no país e na redução da pegada de carbono.
O objetivo é a substituição do lítio, usado atualmente, que possui um preço superior ao do alumínio, é um recurso escasso na natureza, com processo produtivo danoso ao meio ambiente, além de representar 60% do custo final do produto.
O alumínio traria diversos benefícios, tais como vida útil três vezes superior, podendo suportar mais de dois mil ciclos de carregamento. O metal poderia reduzir o vazamento de metais pesados, em caso de ruptura da bateria, além de ser infinitamente reciclável.
Equipe:
- Aline Carniel de Souza
- Arisson de Oliveira
- Melissa Gabriely S. Simões
- Lucas Westphal
Mentor: Oliver Toribio, engenheiro especialista P&D – Automotivo da Novelis.
2º lugar
O grupo 6 apresentou a ideia da espuma de alumínio em substituição às produzidas com poliuretano, ferro ou aço. O produto pode ser aplicado em vários setores, tais como indústrias aeroespacial, naval, ferroviária e na construção civil. O alumínio traria benefícios como economia de energia e resistência à oxidação, além de ser 100% reciclável.
Equipe:
- Elton Lopes
- Israel P. da Silva
- Marcelo Amaral
- Natália I. Haas
- Patrícia Scararo
Mentor: Marcelo Machado, gerente de Projeto do Grupo Ibrap
3º lugar
O grupo 4 trouxe a sugestão do moitão de alumínio, acessório de elevação e movimentação de cargas que pode ser usado com o cabo de aço ou cordas, utilizado em navios cargueiros, pesqueiros, veleiros e na área portuária.
O produto é fabricado com ligas ferrosas, como aço ao carbono, ferro fundido e aço inoxidável. No entanto, o alumínio poderia tornar a peça mais leve, sem comprometer a resistência e fazer o processo de fabricação ficar mais barato e sustentável, além de garantir boa resistência à corrosão.
Equipe:
- Gabriele Tampellin Ferreira Pardinho
- João Victor Ricci Piovesan
- Joyce Pardinho
- Marcelo Katzor Rodrigues
- Nayla Silva
Mentor: Marco Antônio Júnior, engenheiro de Processos na Elfer Alumínio
Premiação
Cada participante do grupo vencedor receberá um voucher no valor de R$ 500,00 para gastar no Carpe Diem Experiences&Gifts.
Os jovens que se destacaram ao longo da jornada do Foco&Futuro 2022 têm a possibilidade de participar de processos seletivos nas empresas apoiadoras do projeto.