Iniciativa da CBA, Instituto Votorantim e Câmara, Parlamento Jovem toma posse em Muriaé
Os jovens vereadores e seus suplentes, eleitos em suas escolas para o primeiro Parlamento Jovem da história da Câmara de Vereadores de Muriaé, tomaram posse nesta segunda-feira (5). A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), por meio do Instituto Votorantim, é a idealizadora do projeto, que contou, além da Câmara, com uma rede de apoio no município.
O Parlamento Jovem possibilita que adolescentes se tornem jovens vereadores, exercendo um mandato simulado. Eleitos e empossados em setembro de 2023 para atuarem durante o ano de 2024, os jovens vereadores e suplentes são apadrinhados por um vereador, que os orientará durante todo o mandato. Nesse período, além de acompanharem a rotina da Câmara, participarão de atividades educacionais sobre gestão municipal, cooperação e solidariedade social, tomada de decisões públicas democráticas, valorização da ciência, combate à desinformação, disposição para o diálogo, protagonismo e liderança.
“A formação do Parlamento Jovem é um espaço de participação institucional para estes jovens. Além de fortalecer a cultura democrática para a nova geração de cidadãos, o projeto possibilita que um grupo diversificado e representativo atue próximo à Câmara da cidade, produzindo conhecimento e oferecendo ferramentas para os jovens se fortalecerem como lideranças em seus territórios”, afirma o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade.
Criado em 2023, o Parlamento Jovem de Muriaé surgiu durante o desenvolvimento do Programa Cidadania (iniciativa da CBA em parceria com o Instituto Votorantim) em Muriaé, tendo como objetivo a ampliação da consciência cidadã, fomentando a participação ativa dos jovens na sociedade. Os integrantes representam um grupo diverso e foram escolhidos democraticamente dentro das escolas inscritas.
Na cidade, participam do projeto estudantes das escolas estaduais e escolas particulares Equipe, Ômega e Escola São Paulo. Além de Muriaé, o Programa Cidadania atua nos municípios de São Sebastião da Vargem Alegre, com a criação de um setor da juventude dentro da Prefeitura com cadeira no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); de Miraí, com a criação do Fórum Permanente de Cultura, potencializando seu ilustre compositor, Ataulfo Alves; e Rosário da Limeira, também com o Parlamento Jovem. Tais iniciativas reforçam a atenção da CBA no desenvolvimento das futuras lideranças da região.
Realizado pela Câmara de Muriaé, todo o processo contou com o apoio técnico do projeto, que, por meio do trabalho já realizado com jovens de Muriaé, detectou o desejo entre eles de participar do cenário político municipal com um Parlamento Jovem.