Novelis apoia iniciativa de valorização da alimentação saudável para crianças e jovens no Vale do Paraíba (SP)
Cenário de passagens importantes da história e do desenvolvimento do Brasil, o Vale do Paraíba guarda uma rica herança cultural de hábitos, costumes, sabores e saberes, fruto das influências indígenas, europeias e africanas. Por que não aproveitar esse valioso legado para promover a saúde e a educação integral? Essa é a proposta do projeto Alimentação & Cultura, implementado pela Evoluir com apoio da Novelis a partir deste mês de maio para os educadores da rede pública de Pindamonhangaba, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo.
Com metodologia que privilegia a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e estimula as habilidades listadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o programa inclui encontros de formação, oficinas e rodas de conversa, além da distribuição de 1800 livros da editora Evoluir, envolvendo 80 profissionais e beneficiando cerca de 2 mil alunos em 2021.
“Todo o conteúdo do projeto é dividido em cinco módulos de formação para os educadores, onde abordamos a alimentação no contexto da saúde e educação integral, as características do Vale do Paraíba enquanto território e sua cultura alimentar, além do manejo da terra para a produção dos alimentos, totalizando 100 horas de carga horária”, conta a coordenadora da Evoluir, Priscila Col Del Nero. “Temos ainda a Sala do Cuidado, que é um período reservado para trabalhar temas ligados ao autoconhecimento e autocuidado dos profissionais, com conversas, escuta ativa e reflexões mais profundas, um apoio adicional neste período tão desafiador, onde tivemos que adaptar todas as interações para o formato virtual”, diz.
Os educadores de Pindamonhangaba participarão ainda de uma oficina on-line, no dia 19 de maio, das 18h às 21h, sobre os livros da editora Evoluir utilizados como material de suporte no Alimentação & Saúde, direcionados conforme as turmas e faixas etárias: “Carta a quem Ainda Vai Nascer, de Babi Dias e Priscila Col Del Nero (1º e 2º anos), “Raízes de Luriel”, de André Biazoti (3º e 4º anos) e “Lá Onde Eu Moro”, de Babi Dias e Victor Peres e Perez (5º anos).
“A Novelis tem, como prioridade, apoiar programas que causem um importante impacto social na vida dos envolvidos, principalmente aquelas iniciativas que contribuem com a formação pessoal e profissional das pessoas que vivem próximas aos locais onde atuamos”, explica Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis. “Parcerias como essa são fundamentais não somente para os jovens que estão em formação, ou para as pessoas que atuam diretamente no operacional das campanhas, mas também para o futuro de todos nós, já que estamos colaborando com a geração que cuidará do nosso planeta lá na frente”, completa.