Os projetos apoiados pelo Instituto Alcoa apresentam resultados notáveis
Em 14 de junho os colaboradores da Alcoa Poços de Caldas, Fabio Costa, Analista de Relações Comunitárias e Comunicação, Glauce Placchi e Ronaldo Gomes, membros da Equipe Líder de Relações Institucionais estiveram representando o Instituto Alcoa no município, para participar da formatura da segunda turma do Projeto Minha Escola na TV, na Fundação Educativa Andradense, e fizeram a entrega da placa do Projeto Construindo Pontes, na Escola Municipal Jocelém José de Andrade, no bairro do Óleo, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Andradas.
O projeto “Construindo Pontes” contou com recursos do edital de 2020 do Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa e teve como objetivo melhorar a estrutura do colégio, como área de alimentação, cozinha, secretaria e lazer. A iniciativa, também ofereceu capacitação gratuita aos moradores, em parceria com o Sebrae, além de instalação de internet aberta para todos.
Também com investimento do instituto, Edital de 2022, o projeto “Minha Escola na TV” segue fortalecendo a comunicação de crianças e jovens, incentivando a produção audiovisual, o gosto pelas artes e o engajamento social com trabalhos sobre suas realidades, sustentabilidade e melhorias para a comunidade.
A formatura que aconteceu na sede da Fundação Educativa Andradense (ANTV – TV Andradas), desenvolvedora do projeto, contou com a presença de 12 alunos da Escola Estadual Daniel Ribeiro Moggi, que receberam os diplomas ao lado de familiares e representantes da Fundação e da Alcoa.
Finalizando a semana de acompanhamento dos projetos do Programa de Apoio a Projetos Locais do instituto, a aula inaugural do “Projeto Gepeto” reuniu as quatro primeiras turmas, todos receberam informações sobre as regras para participação e de segurança e tiveram acesso ao cronograma do curso.
O Projeto é idealizado pela Incubadora Social de Poços e tem como objetivo capacitar os participantes para criação e confecção de brinquedos pedagógicos a partir da marcenaria artesanal, visando fontes alternativas de inclusão produtiva. Ao final de cada turma, uma coleção de produtos será lançada e comercializada, e a renda obtida será revertida de forma integral a quem os produziu.
De acordo com Patrícia de Ávila, técnica de referência da Incubadora Social, o apoio do Instituto Alcoa é fundamental para o desenvolvimento do projeto.
“Temos o intuito de ampliar as ações já realizadas; de aperfeiçoar as peças produzidas e escalar nossa produção e, consequentemente, a renda das pessoas que participam. Isso só será possível com os recursos do Instituto Alcoa”, disse.