Unidades da CBA em Minas Gerais são destaque em ranking do setor mineral
Pautada pela busca constante por alta performance e desenvolvimento sustentável em todas as suas operações, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) obteve mais um importante reconhecimento no setor mineral. As unidades em Miraí e Poços de Caldas, ambas em Minas Gerais, foram destaque no ranking das maiores minas do Brasil, publicado pela revista especializada Minérios & Minerales.
A Unidade de Miraí foi líder nacional em ações e projetos socioambientais, enquanto a de Poços de Caldas aparece em quarto lugar entre as unidades mais seguras do país.
A Zona da Mata Mineira se destacou no desenvolvimento de diversos programas socioambientais na região, sendo a unidade que mais investiu em todo o país no último ano. Já o principal reconhecimento de Poços de Caldas foi na área de segurança operacional.
Segundo o gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, o resultado do ranking atesta a qualidade do trabalho desenvolvido pela empresa nos mais diversos âmbitos.
“Dentre as iniciativas mais relevantes, a CBA desenvolve um modelo de reabilitação de áreas mineradas que estabelece uma relação saudável entre mineração, meio ambiente e agricultura. Trata-se de um trabalho que promove uma verdadeira interação entre campo, indústria e ciência, por meio de diversas linhas de pesquisa e desenvolvimento, possibilitando que os terrenos retornem aos proprietários e à atividade produtiva em condições próximas das de origem ou ainda melhores”, afirma.
Para o gerente da unidade da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, o investimento contínuo em tecnologias e soluções inovadoras proporciona mais segurança operacional.
“É a chancela de que seguimos as melhores práticas de operação e que estamos no caminho certo para um grande objetivo: ser referência em sustentabilidade e segurança, transformando não apenas o nosso jeito de fazer negócio, mas também ampliando a consciência de todos e engajando o setor a atuar de maneira cada vez mais responsável”, pontua.
A revista Minérios & Minerales é uma publicação mensal especializada em empresas de mineração, metalurgia e siderurgia, órgãos governamentais e companhias de engenharia e tecnologia mineral. O levantamento sobre as maiores minas do Brasil é realizado desde 2005 e publicado anualmente em edições especiais da revista, levando em consideração critérios que vão desde dados de produção até investimentos, informações operacionais, equipes técnicas das minas, ações de preservação ambiental, entre outros.