6º Relatório Setorial do PSQ de Portas e Janelas de Correr em Alumínio apresenta lista de empresas não conformes – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

6º Relatório Setorial do PSQ de Portas e Janelas de Correr em Alumínio apresenta lista de empresas não conformes

1 de novembro de 2019

O Relatório Setorial – Portas e Janelas de Correr de Alumínio já está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Regional. O documento apresenta as empresas qualificadas pelo Programa Setorial de Qualidade de Portas e Janelas de Correr em Alumínio (PSQ) no âmbito das esquadrias de alumínio, sendo a segunda edição que reúne também a lista das empresas não conformes, ou seja, aquelas que não trabalham em acordo à norma da ABNT NBR 10821-2.

Os sistemistas Hydro Extrusion e Ibrap são os associados ABAL participantes do PSQ.

Os produtos avaliados pelo PSQ são as janelas de correr em alumínio com duas folhas de vidro, as janelas de correr com três folhas com veneziana e as janelas de correr com duas folhas de vidro e persiana integrada. As três tipologias com dimensões máximas equivalentes a 1,2 m x 1,5 m. As esquadrias de correr correspondem a 58% do mercado organizado de esquadrias.

Testes

Entre os testes aplicados, estão o de estanqueidade à água, resistência a cargas distribuías, verificação da resistência ao esforço horizontal, verificação de resistência à flexão da esquadria, comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento, índice de redução sonora ponderado. São também avaliados a anodização, pintura, roldanas, fechos, parafusos, gaxetas e escovas.

Importância do Programa

A lista de empresas que fazem parte do PSQ é um instrumento essencial para que as construtoras, a indústria, o varejo e o consumidor conheçam quem produz dentro de norma e, portanto, têm compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos.