Boas práticas: PSQ avança com a publicação de empresas não conformes – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Boas práticas: PSQ avança com a publicação de empresas não conformes

25 de setembro de 2019

Publicados em agosto e setembro, os relatórios de sistemistas homologados e de empresas participantes são destinados a públicos específicos

O sétimo Relatório de Sistemistas Homologados, que se destina aos fabricantes de esquadrias, apresenta a normalização adotada, o processo de homologação dos sistemas e aqueles já homologados pelo Programa Setorial de Qualidade de Portas e Janelas de Correr de Alumínio (PSQ), com base nos resultados obtidos nos ensaios dos perfis, selantes e demais componentes, do confronto de suas partes e da montagem da janela com os projetos, além dos testes de desempenhos com janelas construídas a partir dos sistemas.

Para estas avaliações, foram utilizadas a normas técnicas ABNT NBR 10.821 – Esquadrias para Edificações e NBR 15.575 (“Norma de Desempenho”). Clique aqui e faça o download do Relatório de Sistemistas.

Relatório Setorial

A ferramenta é essencial para que as construtoras, a indústria, o varejo e o consumidor conheçam quem produz esquadrias, alvo do programa, dentro de norma. Nesta nova fase, o documento apresenta também a lista com as empresas não conformes.

Os relatórios são trimestrais e trazem novidades a cada publicação.

“A lista de empresas fora de norma era uma demanda antiga do setor, pois assim podemos verificar, efetivamente, quem segue as boas práticas de mercado. Com esse avanço, o PSQ segue firme na direção dos seus propósitos da organização setorial e qualidade para o consumidor”, explica Milton Rego, presidente-executivo da ABAL.

Entre os testes aplicados, estão:

=> Estanqueidade à água;

=> Resistência à cargas distribuídas, esforço horizontal e à flexão da esquadria;

=> Comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento;

=> Índice de redução sonora ponderado;

=> Avaliação de anodização, pintura, roldanas, fechos, parafusos, gaxetas e escovas.

O PSQ de Portas e Janelas de Correr de Alumínio integra toda a cadeia produtiva de esquadrias -extrusora, sistemista, fabricante de esquadrias e fabricante de componentes – de maneira inteligente e eficaz.

Clique aqui e faça o download do Relatório Setorial.