Centro Cultural do Alumínio e ABAL lançam o Prêmio Alumínio Arte e Design – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Centro Cultural do Alumínio e ABAL lançam o Prêmio Alumínio Arte e Design

20 de maio de 2019

Em maio de 2020, a ABAL completará 50 anos de atividades e diversas ações marcarão o cinquentenário da entidade. Uma delas foi lançada, em conjunto com o Centro Cultual do Alumínio – CCAL, a partir de agora: o Prêmio Alumínio Arte e Design.

De abrangência nacional, o concurso destacará trabalhos em três categorias: fotografia, design de objetos e arquitetura.

“Ao eleger o alumínio como tema central da premiação, além de homenagearmos o meio século de vida da ABAL,  jogamos luz sobre a importância e relevância desse material em nosso cotidiano”, explica Rafael Torres, diretor de Comunicação e Gestão Administrativa da ABAL. “O alumínio, dadas as características como leveza, flexibilidade, reciclabilidade, entre muitas outras qualidades, tem tudo a ver com a vida contemporânea e as artes”, destaca.

As inscrições ao prêmio são gratuitas e realizadas no site do Centro Cultural do Alumínio (www.ccaluminio.com.br). Na categoria Fotografia poderão se inscrever trabalhos que apresentem o alumínio em cenas do cotidiano. Já na categoria Design de Objetos serão considerados mobiliários, utensílios e embalagens que tenham o alumínio em sua composição. Por fim, na categoria Arquitetura valem projetos já desenvolvidos em que o metal desempenhe papel relevante em termos tecnológicos, de funcionalidade e sustentabilidade.

Serão selecionados dois trabalhos por categoria – primeiro e segundo colocados. Todos os finalistas serão divulgados nos sites e redes sociais da ABAL e CCAL, em um catálogo, bem como exibidos em uma mostra no Centro Cultural do Alumínio, em São Paulo. A seleção dos vencedores, que será conhecida em maio de 2020, o mês dos 50 anos da ABAL, ficará a cargo de um júri formado por especialistas em cada uma das três áreas de premiação.

O Centro Cultural do Alumínio recebeu incentivo do Ministério da Cultura – Lei Rouanet para sua implantação, e foi viabilizado graças ao patrocínio das empresas associadas: Alcoa, Companha Brasileira de Alumínio – CBA, Grupo ReciclaBR, Hydro e Novelis.