Desafio de Rastreabilidade: ABAL reúne empresas associadas e startups para rodadas de negócios – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Desafio de Rastreabilidade: ABAL reúne empresas associadas e startups para rodadas de negócios

24 de maio de 2019

Sucesso. Palavra que resume o fechamento de mais um ciclo do Desafio Rastreabilidade de Produtos de Alumínio da ABAL, realizado em parceria com a 100 Open Startups. Durante o evento que aconteceu no dia 23 de maio, na sede da entidade em São Paulo, as seis startups selecionadas, em virtude do maior potencial inovador para trabalhar com rastreabilidade no que tange aos produtos de alumínio, apresentaram mais detalhes sobre as soluções e participaram de rodadas de negócios com as empresas associadas e parceiras.

“O evento superou todas as nossas expectativas. O processo todo trouxe muito aprendizado e engajamento das empresas associadas e parceiras. A inovação deve estar nas discussões centrais das estratégias das organizações, sendo um impulsionador para a competitividade e fortalecimento da indústria”, afirma Kaísa Couto, diretora da Área Técnica da ABAL. “O Desafio foi só o começo para enterdermos melhor o ecossistema das startups.

Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, empresa responsável pelo “match corporativo”, ou seja, por fazer a aproximação entre startups e grandes empresas, revela que a iniciativa da ABAL é pioneira.

“A ABAL está abrindo um caminho importante ao conectar um setor tradicional da indústria à nova economia. É um movimento que tem um grande potencial transformador pela qualidade e relevância dos envolvidos”.

O evento contou com a participação de profissionais das empresas associadas Alubar, Arconic, CBA, Grupo ReciclaBR, Hydro Extrusion, Ibra Metais, Norsk Hydro, Novelis, Prolind e Rio Tinto.

“Por meio de uma curadoria muito bem feita pela ABAL, identificamos as melhores alternativas de startups para atender os problemas enfrentados há algum tempo pelo setor do alumínio. As soluções apresentadas têm muita sinergia com o que estamos buscando”, diz

Vagner Lima, gerente de Logística da CBA, destacou a importância de se aproximar do mundo das startups.

“A partir do evento, conseguimos olhar outras vertentes para soluções que buscamos em nosso segmento. Agora podemos conectar o que foi apresentado com o que já existe, e isso beneficiará todos”.

Mais detalhes sobre as startups:

Byond

Desenvolvedora de plataforma e tecnologias IIoT, a fim de promover visibilidade total de itens em trânsito (work-in-process) e de estoques, além do monitoramento de ativos.

CargoSnap

Realiza inspeção digital em processos de carregamento de cargas, por meio do monitoramento via imagens e inteligência artificial.

Dlieve

Desenvolvedora de sistema de gestão logística, monitoramento em tempo real de operações e serviços em campo, via aplicativo de celular.

Pix Force

Trabalha com tecnologias de coleta e análise de imagens,  a partir de algoritmos personalizados e inteligência artificial, a fim de fornecer informações de monitoramento e rastreabilidade.

QuadMinds

Especializada em processos de logística, conectando ativos por meio de sensores a uma plataforma de gerenciamento de informações em tempo real.

Up!

Oferece uma ferramenta que permite monitorar um produto até o consumidor final, por meio da instalação de um micro rastreador, que, inclusive, detecta tentativas de ação de jammers.