Estado da Paraíba debate com empresários incentivos para a produção de alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Estado da Paraíba debate com empresários incentivos para a produção de alumínio

6 de maio de 2019

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu em Catolé do Rocha, cidade sediada no Sertão do Estado, reunião para debater mecanismos de incentivo fiscal ao setor de produção de alumínio da região. O debate, comandado pela deputada Pollyanna Dutra (PSB), foi realizado em parceria com o Governo do Estado e teve a participação do secretário executivo da Receita Estadual, Bruno Frade, além de representantes da rede empresarial.

A parlamentar ressaltou que o setor movimenta a economia de várias cidades paraibanas, caso de Catolé do Rocha, e destacou a necessidade de um tratamento diferenciado para a região, responsável pela geração de vários empregos.

“Catolé já tem um arranjo industrial definido. Nós estamos fazendo uma mediação, por meio dessa escuta com a rede empresarial, trazendo a receita estadual para explicar quais os mecanismos de incentivo para a isenção fiscal e melhoria na questão dos tributos. O ramo de alumínio é desenvolvido e circula em todo o País, e o Poder Público precisa fomentar esse desenvolvimento”, afirmou.

O secretário-executivo da Receita Estadual, Bruno Frade, adiantou que analisará as demandas e as levarão ao governador João Azevedo.

“O pleito do segmento é justo, em virtude de algumas dificuldades para o avanço das capacidades produtivas. Os empresários apresentaram as reivindicações de um possível tratamento tributário diferenciado e encaminharemos para a nossa equipe técnica, a fim de fazer as avaliações, inclusive financeira, para encaminhar a decisão ao governador do Estado”, explicou.

Apesar do volume da produção, os empresários temem uma queda no setor devido aos impostos e, uma possível isenção, acarretaria em mais empregos e maior produção de alumínio nas fábricas. Os produtores informaram que estão perdendo mercado para o Ceará, já que o Estado vizinho tem benefícios fiscais no segmento.

A cidade de Catolé do Rocha é referência no Nordeste no que tange à fabricação de utensílios domésticos. Distante 407 km de João Pessoa, o município tem se destacado na exportação do alumínio para as regiões sul e sudeste do Brasil. Atualmente, Catolé congrega um pólo industrial com 20 fábricas, que, juntas, exportam aproximadamente 100 toneladas de alumínio por semana para outros Estados.

Fonte: Portal Correio

https://portalcorreio.com.br/alpb-debate-com-empresarios-incentivos-para-producao-de-aluminio/