Evento Conexão Alumínio inicia os trabalhos da parceria ABAL e Embrapii – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Evento Conexão Alumínio inicia os trabalhos da parceria ABAL e Embrapii

3 de abril de 2019

O Conexão Alumínio, realizado na ultima terça-feira, 02, foi o primeiro evento oriundo da aliança estratégica setorial entre ABAL e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii. O objetivo do acordo é criar um ambiente de pesquisa específico para a cadeia produtiva do alumínio, estimulando projetos de PD&I entre as 31 associadas da ABAL e os conceituados Centros de Pesquisa – Unidades Embrapii (UEs). O foco é desenvolver competências tecnológicas e aprofundar pesquisas sobre temas voltados ao metal.

Durante o evento, representantes da ABAL destacaram a importância do alumínio para a economia do País, dados estratégicos do metal e ações da Associação em prol do desenvolvimento sustentável das empresas que atuam no setor.

Até o dia 05 de abril, os pesquisadores das Unidades Embrapii ainda terão a oportunidade de conhecer as plantas industriais de três associadas da ABAL: CBA, Novelis e Prolind.

Veja a opinião dos participantes do Conexão Alumínio sobre a aliança estratégica setorial entre ABAL e Embrapii.

“A aproximação da indústria com os Centros de Pesquisa é fundamental para aumentar a produtividade do setor, sendo uma forma de dar eficiência ao investimento em tecnologia. E a Embrapii possibilita essa ligação de uma forma ágil e efetiva.”
Milton Rego, presidente-executivo da ABAL

“A aliança com a ABAL é uma ação pioneira – e já a considero vitoriosa. Vamos levar inovação às empresas de um setor estratégico da nossa indústria, o do alumínio, e, ao mesmo tempo, fortalecer as unidades Embrapii.”
Ana Carolina Machado Arroio, coordenadora de Inovação e Gestão da Emprapii

“Inovar é preciso. A indústria do alumínio é globalizada e se, as empresas brasileiras não investirem em P&D, serão atropeladas. O modelo oferecido pela Embrapii permite à indústria estabelecer parcerias com especialistas, como a Tecnogreen, eliminando a necessidade de investir em um centro de tecnologia, o que é caro.”
Jorge Tenório, coordenador da Unidade Embrapii Tecnogreen

“O acordo firmado entre ABAL e Embrapii ampliará a nossa aproximação com a indústria do alumínio e colocará a nossa expertisse em ligas metálicas à disposição do setor. Já contribuímos com alguns projetos, mas esta é a chance de estreitarmos esse relacionamento.”

Sinésio Domingues Franco, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC), da Universidade Federal de Uberlândia

“Estamos diante de uma oportunidade ímpar, pois a indústria do alumínio é um segmento de altíssimo valor agregado. É uma aproximação que gerará riqueza à indústria brasileira – a do alumínio em especial.”
Thompson Júnior Ávila Reis, do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Metalurgia e Ligas Especiais

“A Fundação Certi existe desde os anos 80 e trabalha lado de grandes empresas, como Siemens, Embraer, entre outras. Os nossos sistemas de inteligência atuam para melhorar a produtividade das empresas – e é isso que vamos levar à filiadas da ABAL.”
Claudio Bressan, consultor de Negócios da Fundação Certi

“Essa aliança estratégica permitirá à Cimatec retomar a relação com as empresas do alumínio, setor com o qual trabalhamos há alguns anos. Temos um portifólio com mais de 40 competências e estamos preparados para atender toda cadeia produtiva do alumínio”.
Daniel Marques, pesquisador do Senai/Cimatec

“O acordo entre ABAL e Embrapii é um exemplo, pois a promoção da inovação deveria acontecer em todos os ramos da indústria nacional. O IPT tem 37 laboratórios e 12 centros atuando de forma cinergética, que podem contribuir para solucionar as demandas do setor do alumínio.”
Ricardo Magnani, consultor de Ciência, Tecnologia e Inovação do IPT (Materiais)

“Depois de diagnosticarmos as necessidades do setor com o Roadmap, trabalharemos pelas necessidades da cadeia do alumínio. Nesse sentido, a parceria com a Emprapii e suas unidades é fundamental para dar rumo e velocidade às soluções que buscamos.”
Roberto Seno, gerente de Tecnologia em Bauxita e Alumina da CBA

“A aliança entre a ABAL e Embrapii fomentará um ambiente específico de pesquisa, inovação e tecnologia para toda a cadeia produtiva do alumínio. Trata-se de um acordo estratégico para a nossa indústria.”
Kaísa Couto, ABAL, diretora Técnica da ABAL