Método da MRN sobre gestão de projetos é premiado – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Método da MRN sobre gestão de projetos é premiado

19 de julho de 2019

A Mineração Rio do Norte – MRN foi premiada na Conferência Anual da AACE, em português, Associação para o Desenvolvimento de Engenharia de Custos, realizada em Nova Orleans (EUA), pelo trabalho “Gestão de Portfólio: Estudo de Caso de uma Mineração Brasileira”.

O artigo publicado tem 22 páginas e detalha o trabalho da MRN desde a criação da Diretoria de Implantação de Projetos, em 2016, até o desenvolvimento e aplicação do método de gestão de portfólio. O trabalho apresenta, de forma detalhada, os processos, as rotinas e a gestão de uma carteira diversificada de projetos.

“O prêmio mostra que estamos no caminho certo, buscando a excelência por meio da correta seleção de projetos, orçamentos mais enxutos e cronogramas mais curtos”, afirma Ricardo Alves, gerente de Portfólio de Capex da MRN. Ele cita como exemplo projetos planejados pela MRN que se tornaram mais competitivos, com ganhos de até R$ 15 milhões em um ano. Uma redução de preços unitários ou aplicação de novos métodos de construção, por exemplo, podem ser replicados pelos próximos anos e gerar benefícios de médio e longo prazos.

Ainda segundo Ricardo, a necessidade de adoção de novos processos, a crescente complexidade do licenciamento, a concorrência global, a menor qualidade das reservas e as maiores distâncias de transporte são desafios reais a serem superados pelas mineradoras. Além disso, a queda nos preços das commodities também reduziu as margens da indústria e obrigou as empresas a serem ainda mais efetivas na alocação dos recursos.

Fonte: Portal da Mineração