Novo Relatório Setorial do PSQ já está disponível – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Novo Relatório Setorial do PSQ já está disponível

12 de novembro de 2018

Acaba de ser publicado o Relatório Setorial – Portas e Janelas de Correr de Alumínio n° 002 no site do Ministério das Cidades.

O documento aponta a relação de empresas qualificadas pelo Programa Setorial de Qualidade de Portas e Janelas de Correr e é uma ferramenta fundamental para que as construtoras, a indústria, o varejo e o consumidor final conheçam as empresas que produzem dentro de norma e que estão comprometidas com a qualidade e segurança do produto que entregam ao mercado.

O relatório avaliou as empresas fabricantes com sistemas próprios, além de 12 empresas multissistemas (atreladas), ou seja, aquelas que são avaliadas obra a obra, desde que as esquadrias sejam produzidas a partir de sistemas homologados pelo programa.

De acordo com Milton Rego, presidente-executivo da ABAL, a divulgação de mais um relatório dos sistemas homologados e comercializados aos fabricantes de esquadrias é mantém o PSQ em linha no sentido de se garantir a organização setorial da cadeia de esquadrias de alumínio. “Tenho certeza de que o esforço empreendido pelos agentes envolvidos, incluindo nossas associadas, já está refletindo na competitividade para a indústria nacional do alumínio e na segurança aos consumidores brasileiros”, conclui o presidente.

Os produtos avaliados pelo PSQ são as janelas de correr em alumínio com duas folhas de vidro, as janelas de correr com três folhas com veneziana e as janelas de correr com duas folhas de vidro e persiana integrada, as três tipologias com dimensões máximas equivalentes a 1,2 m x 1,5 m. Lembramos que as esquadrias de correr correspondem a 58% do mercado organizado de esquadrias.

Entre os testes aplicados, estão o de estanqueidade à água, resistência a cargas distribuías, verificação da resistência ao esforço horizontal, verificação de resistência à flexão da esquadria, comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento, índice de redução sonora ponderado. São também avaliados a anodização, pintura, roldanas, fechos, parafusos, gaxetas e escovas.

O PSQ de Portas e Janelas de Correr de Alumínio envolve todas as etapas de fabricação das esquadrias – desde a extrusora, o sistemista, passando pelo fabricante de esquadria e os fabricantes de componentes.

Clique aqui para baixar o novo relatório. Outros materiais também estão disponíveis, como o Resumo Executivo, o Texto Referência e os Fundamentos Técnicos do Programa, clique nos links para acessar.