Rota Estratégica da Cadeia Brasileira do Alumínio

O Processo

O processo de construção da Rota foi estruturado em torno das seguintes etapas metodológicas:

Identificação dos Elos da Cadeia

A ABAL desenvolveu uma modelagem da Cadeia Brasileira do Alumínio que se estrutura em quatro elos:

i. Mineração e Transformação Primária;
ii. Reciclagem;
iii. Semimanufaturados;
iv. Aplicação de Produtos de Alumínio.

Atividades Preparatórias

As atividades preparatórias para construção da Rota Estratégica compreenderam reuniões e entrevistas de sensibilização com stakeholders, a produção de estudos, bem como a identificação e a mobilização de atores estratégicos para o processo.

Sensibilização de stakeholders: realização de entrevistas com importantes stakeholders da Cadeia Brasileira do Alumínio, a fim de coletar expectativas e sensibilizar para participação das empresas nas diferentes fases do projeto.
Elaboração de panoramas quantitativos: levantamento e sistematização de indicadores, séries históricas e estatísticas relacionados à cadeia do alumínio, em âmbitos nacional e internacional.
Elaboração de estudos de tendências: identificação de fenômenos sociais e tecnológicos com poder de impacto sobre os segmentos que compõem a Cadeia Brasileira do Alumínio
Identificação e mobilização de especialistas: identificação e sensibilização de atores estratégicos para participação nos processos de inteligência coletiva.

Inteligência Coletiva

O processo de inteligência coletiva foi realizado por meio de Painéis de Especialistas, consultas web e entrevistas. Ao todo, houve a realização de quatro painéis, um para cada elo da Cadeia Brasileira do Alumínio, duas pesquisas web e dois ciclos de entrevistas em diferentes momentos do processo.

A dinâmica dos painéis envolveu a condução de experts em processos reflexivos sobre a situação atual e o futuro desejado para cada elo analisado.

Nessa dinâmica, os participantes foram convidados a construir o planejamento a partir das seguintes etapas metodológicas:



Durante o processo foram propostas 242 ações, agrupadas em 10 temas, a serem implementadas em curto prazo (2018 – 2020), médio prazo (2021 – 2025) e longo prazo (2026 – 2030) para a concretização da Rota Estratégica da Cadeia Brasileira do Alumínio 2030.

Temas estratégicos das propostas de ações

Articulação de Atores Recursos Humanos
Comunicação e Marketing  Segurança Energética
Expansão de Mercado Sustentabilidade
Infraestrutura e Logística Tecnologia e Inovação
Qualidade, Certificação e Normatização Tributação e Formalização
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Sobre Mapa Síntese