ABAL assina convênio com Belas Artes – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL assina convênio com Belas Artes

18 de setembro de 2007

Parceria visa disseminar os benefícios da utilização do alumínio na arquitetura, artes e design

 

A indústria do alumínio e a universidade realizaram um importante passo de integração, visando à formação de profissionais com conhecimentos sobre as vantagens e aplicações do metal. A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo oficializaram, na noite de ontem, um convênio de cooperação técnico-científico para disseminar os benefícios da utilização do alumínio na arquitetura, artes e design.

A assinatura do convênio aconteceu no auditório do campus da universidade, logo após o presidente da ABAL, Luis Carlos Loureiro Filho, e o reitor do Belas Artes, Paulo Antonio Gomes Cardim, falarem à numerosa platéia – cerca de 250 pessoas no auditório e em salas anexas – formada por representantes da indústria, de entidades de classe e autoridades, além de professores e alunos.

De acordo com Loureiro, os alunos dessa instituição passam a ter agora um diferencial em suas carreiras; “serão profissionais capazes de trazer inovação aos projetos, pois estarão aptos a utilizar alumínio para garantir leveza, resistência e beleza às suas obras, sejam elas de arquitetura, artes ou design”.

Nas palavras do reitor do Belas Artes, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas – responsável por concentrar e efetivar as ações do convênio – vai além das tradicionais parcerias existentes entre empresa e escola. “Esse projeto agrega ao perfil do profissional que vai ser formado o conhecimento de uma nova técnica, dá a ele a visão de uma nova possibilidade”.

O arquiteto Ruy Ohtake, palestrante convidado do evento, elogiou a iniciativa e disse que toda aproximação entre a iniciativa privada e a escola é bastante importante, principalmente se favorecer o aluno, enfatizou. “Uma parceria que incentiva o aluno e mostre a ele outras possibilidades, além de instigar os professores a conhecer melhor os materiais, é uma contribuição muito valiosa”. Em nome das duas instituições, Ruy Ohtake foi presenteado com uma gravura feita a partir de matriz em alumínio.

Alumínio em exposição
Após a assinatura do convênio de cooperação técnico-científico, todos os convidados se dirigiram à galeria Prof. Vicente Di Grado, ainda no campus do Centro Universitário, para a abertura da exposição “Encontro do Alumínio na Arquitetura, Artes e Design”, com obras que promovem o diálogo entre os produtos de alumínio e a arte, feitas por alunos de bacharelado do curso de Artes Visuais.

“Procuramos tirar o alumínio do seu aspecto tradicional, que é o utilitário e, por uma inversão de colocação, torná-lo artístico”, explica Helena Freddi, coordenadora do curso de Artes Visuais e idealizadora da exposição, que ficará aberta ao público até o dia 21 de setembro.
Fotos por: Marcello Minemoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *