Círculo virtuoso de solidariedade – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Círculo virtuoso de solidariedade

12 de novembro de 2007

Ação solidária organizada pela ABAL, em comemoração ao Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio, trouxe benefícios a todos os parceiros envolvidos

 

 

O brasileiro é um povo solidário. Essa máxima, tão difundida no nosso coletivo popular, sempre dá provas de ser verdadeira, quando há alguma oportunidade. Recentemente, as comemorações do Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio (28 de outubro) mostraram como entidades, empresas e a população podem se mobilizar em favor da consciência ambiental e da responsabilidade social. Durante os dias 27 e 28 de outubro, a ABAL promoveu uma ação de coleta de latas de alumínio nas praças de alimentação dos shoppings Jardim Sul, Metrô Santa Cruz e Metrô Tatuapé, todos em São Paulo. Organizada pela Comissão de Reciclagem da ABAL, com apoio da Comissão de Divulgação e Marketing, a ação contou com o patrocínio das empresas Aleris Reciclagem, Alpex Alumínio, Inbra Metais e Novelis do Brasil. Parceira importante da ação, a Rádio Eldorado – que há sete anos mantém o “Projeto Pintou Limpeza” com o compromisso de estimular a consciência ambiental por meio da coleta seletiva e do consumo consciente – fez uma ampla divulgação da iniciativa e convidou seus ouvintes a comparecerem aos shoppings, naquele fim de semana. Nos dois dias da ação, monitores abordaram as pessoas nas praças de alimentação, para falar sobre as vantagens do consumo de bebidas em lata de alumínio ao meio ambiente e à sociedade, além de explicar que a renda obtida com a coleta das latas seria revertida a uma instituição beneficente. A população atendeu o chamado e, no total, foram coletadas cerca de 4500 latinhas consumidas nos três shoppings centers. Segundo a jornalista da Rádio Eldorado e coordenadora do “Projeto Pintou Limpeza”, Paulina Chamorro, ações públicas como esta levam a conscientização sobre a importância da reciclagem a um público que não está tão próximo a essa mensagem. “A comunicação tem que chamar a atenção e parcerias como essa, com a ABAL e os shoppings, são importantes para atingir um número maior de pessoas”. Para Eunice Lima, coordenadora da Comissão de Divulgação e Marketing da ABAL, essas iniciativas contribuem para conscientizar a população sobre os benefícios sócio-econômicos e ambientais da reciclagem e destacou a importância das latas de alumínio para estimular a reciclagem de outros materiais. “O importante para a reciclagem é ter uma indústria que realmente aproveite esse material e, no caso do alumínio existe uma cadeia bem estruturada para isso, e que facilita inclusive a coleta e a reciclagem de outros materiais de baixo valor agregado”.

Casa Hope A Casa Hope, que há 11 anos assiste crianças com câncer e seus familiares, foi beneficiada com a ação solidária. No dia 31 de outubro, representantes da ABAL, das empresas patrocinadoras e dos shoppings visitaram a sede da instituição para entregar um cheque no valor de R$ 6.500,00 – fruto da renda gerada com a coleta das latas e de doações dos parceiros da ação. Na ocasião, a presidente da Casa Hope, Claudia Bonfiglioli, fez um balanço da ação que teve foco duplo: a consciência ambiental com responsabilidade social: “mais importante que contribuir com uma instituição, no caso a Casa Hope, essas ações são de extrema importância, pois aproximam parceiros de porte, como a ABAL e as indústrias que ela representa e os shoppings centers, às causas sociais. Essa aproximação, sem dúvida, gera um círculo virtuoso de colaboração, em prol de causas futuras”. Presente à solenidade, o diretor da Associação Brasileira do Alumínio, Paulo Magalhães, destacou a importância da iniciativa e afirmou que a ABAL sempre dará apoio a instituições como a Casa Hope, que proporciona uma nova oportunidade na vida das crianças portadoras de câncer: “A Casa Hope representa o fim de uma etapa de insegurança e incertezas e o começo de outra cheia de esperança. É uma verdadeira reciclagem na vida dessas crianças”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *