Mackenzie e Magneti Marelli Cofap testam uso de alumínio em camisa de cilindro – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Mackenzie e Magneti Marelli Cofap testam uso de alumínio em camisa de cilindro

1 de setembro de 2008

Universidade realiza estudos para utilização do metal e suas ligas desde 2006, quando firmou convênio com a ABAL, por meio do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas

 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Magneti Marelli Cofap, indústria fabricante de sistemas automotivos, estão testando a fabricação de camisas de cilindros automotivos, utilizando ligas de alumínio-silício (Al-Si), fundidas por centrifugação. A instituição e a empresa firmaram a parceria no último dia 26 de agosto, durante a 20ª Semana de Engenharia e Tecnologia do Mackenzie (de 25 a 29 de agosto de 2008, em São Paulo/SP).

O primeiro teste aconteceu no dia 15 de agosto, no Laboratório de Fundição do Mackenzie. Segundo um dos coordenadores do projeto e professor de Engenharia de Materiais da universidade, Antonio Augusto Couto, os resultados foram promissores para a utilização de alumínio na produção de camisas pela Magneti Marelli Cofap, que até o momento trabalhava apenas com ferro fundido. “Se for possível desenvolver a peça em alumínio por centrifugação e comprovarmos a viabilidade da utilização em alguns tipos de motores, será mais um avanço da indústria do alumínio dentro do setor automotivo”, explica o professor.

Desde o ano de 2006, quando foi firmada a parceria entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a ABAL, por meio do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas, a instituição realiza estudos sobre a utilização do metal e suas ligas. Couto afirma que foi graças a esse convênio com a associação, que a Magneti Marelli Cofap se interessou pela proposta da universidade em realizar os testes.

Ainda durante o evento, que teve a participação de Ayrton Filleti, coordenador da Comissão Técnica da ABAL, na cerimônia de abertura, aconteceu uma palestra sobre fundição por centrifugação, apresentada por representantes da Cofap. Na mesma Semana de Engenharia, Henio De Nicola, coordenador da Comissão de Reciclagem da ABAL, ministrou a palestra “Reciclagem do alumínio no Brasil, dados e estrutura do mercado”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *