Mantido pela MRN, Hospital de Porto Trombetas promove evento voltado para a reciclagem dos funcionários – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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Mantido pela MRN, Hospital de Porto Trombetas promove evento voltado para a reciclagem dos funcionários

8 de dezembro de 2020

 

O Hospital de Porto Trombetas (HPTR), mantido pela nossa associada Mineração Rio do Norte (MRN) e gerenciado em co-parceria pela Pró-Saúde, no distrito de Porto Trombetas (Oriximiná/PA), realizou a 2ª Feira de Segurança do Paciente. A iniciativa sensibiliza os profissionais de saúde da unidade sobre a importância das práticas de segurança no cuidado do paciente.

O evento foi produzido pelos próprios colaboradores do HPTR, com apoio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que juntos, vêm trabalhando em ações voltadas à prática de gestão de riscos, com foco no cuidado e segurança para uma assistência livre de danos aos pacientes atendidos no hospital. No total, são seis metas internacionais, criadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que na unidade, contam com oito protocolos que foram expostos em estandes, onde os visitantes participaram de atividades dinâmicas e atrativas.

As metas trabalhadas são: 1 – Identificação correta do paciente; 2 – Comunicação efetiva; 3 – Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; 4- Cirurgia segura; 5 – Higiene das mãos e 6 – Prevenção de queda e lesão por pressão.

Para Gabriella Mota, responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HPTR, é importante apresentar de forma didática as metas de Segurança do Paciente, principalmente em época de pandemia.

“Devido ao contexto que estamos vivendo, cumprir as metas de segurança é essencial, tanto para o usuário, quanto para o colaborador”, ressalta a profissional.

Para Diogo Abreu, gerente do departamento de Saúde da MRN, a realização da segunda feira de segurança do paciente demonstra o engajamento e comprometimento de todos os colaboradores do Hospital de Porto Trombetas em busca de melhorias contínuas.

“Iniciativas como essa reforçam que nosso foco principal é o paciente. Por isso é essencial aprimorar, reciclar e manter práticas seguras durante o tratamento. A expectativa é de que nossos colaboradores realizem, cada vez mais, essas atividades assistenciais de forma medular, tendo em seu entendimento que o seguimento de padrões de qualidade e humanização são o que norteiam nossas atividades”, destacou.