Alubar celebra a comercialização de 250 mil toneladas de cabo de alumínio liga 1120 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alubar celebra a comercialização de 250 mil toneladas de cabo de alumínio liga 1120

1 de junho de 2021

 

Este ano, a Alubar alcançou a marca de 250 mil toneladas de cabos elétricos de alumínio liga 1120 faturadas em 10 anos, desde o início do desenvolvimento do produto em 2013. A empresa é a única fabricante do Brasil a atingir um patamar tão alto de entrega de volumes deste tipo de cabo no país, contabilizando os condutores produzidos nas fábricas de Barcarena, no Pará, e Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Os condutores elétricos de alumínio liga 1120 são utilizados, principalmente, em linhas de transmissão de energia (LTs). O material se destaca em relação aos cabos com alma de aço por serem mais leves e possuírem maior condutividade elétrica, o que permite a construção de estruturas de torres menos robustas, diminuindo o custo global de uma obra do tipo.

“Hoje em dia, mais de 90% dos projetos de LTs no Brasil trabalham com cabos de alumínio liga 1120. A principal vantagem é que a liga tem características mecânicas que permitem que ela seja utilizada em cabos elétricos sem a necessidade de reforço do aço. É uma liga mais leve, com boa capacidade elétrica e que forma flechas menores quando o cabo está esticado. Com isso, você pode fazer torres mais baixas, o que dá uma economia global para o projeto de transmissão”, explica o gerente de Mercado da Alubar, José Luiz Conte.

Antes de chegar no Brasil, a liga 1120 já era utilizada em LTs da Austrália. Na Alubar, a tecnologia começou a ser desenvolvida em 2011 e comercializada em 2013.

“Dentre os diferenciais competitivos da Alubar, as pessoas são o mais importante. Por meio delas, que possuem um grande conhecimento e experiência em ligas de alumínio, conseguimos desenvolver internamente a 1120. O produto criado foi disponibilizado já com a possibilidade de produção em larga escala, garantindo sempre a qualidade final, um dos pilares da empresa”, afirma André Kishi, Diretor Industrial da Alubar.

Em 2020, 84% dos cabos produzidos pela Alubar foram de alumínio liga 1120. Considerando apenas os cabos nus de alumínio, o total no ano chega a 90%. A empresa trabalha com liga 1120 em todas as suas unidades fabris. Em Bécancour, no Canadá, a companhia produz vergalhões com esta liga de alumínio; na unidade em Montenegro (RS), a liga 1120 é utilizada na fabricação de cabos elétricos. Já em Barcarena, no Pará, a Alubar realiza a produção tanto de cabos quanto de vergalhões com a liga 1120.

Para José Luiz Conte, o faturamento de 250 mil toneladas de cabos de alumínio liga 1120 é benéfico não apenas para o setor elétrico, mas para a economia brasileira.

“Esta é uma marca muito expressiva, que mostra o tamanho e a importância da Alubar no cenário nacional. Se a empresa não desenvolvesse esse produto para atender a demanda em larga escala, o mercado nacional ficaria desabastecido e buscaria importação, o que seria negativo para o Brasil. Produzindo e comercializando a liga 1120 aqui, contribuímos para gerar mais emprego, renda e arrecadação de impostos nos locais onde estamos instalados”, analisa.