ABAL promove evento Conexão Alumínio 4.0 com participação das associadas MRN e Novelis
Com o objetivo de trocar experiências, esmiuçar soluções e discutir possíveis projetos futuros no âmbito da inovação, as unidades de negócios da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) realizaram apresentações às associadas MRN e Novelis acerca das competências em 4.0, com foco em Computação em Nuvem, Mobile Devices, Produções Inteligentes, Big Data e Análise de Dados, Tecnologia de Localização, Interação avançada H-M/M-M, Manufatura Aditiva, Segurança e Privacidade de Dados, Inteligência Artificial, Sensores Inteligentes, Digitalização da Produção, Interação Multiníveis com Clientes e Realidade Aumentada e Wearables.
O Conexão Alumínio 4.0 integra o escopo de atividades do projeto inédito de PD&I que reúne associadas da ABAL, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e empresas ligadas à indústria automobilística e de transporte, fruto da Aliança Estratégica com a Embrapii.
Objetivo final
A meta do projeto é desenvolver um sistema para estudo comparativo de desempenho de juntas de alumínio em estruturas de veículos automotores e de implementos de transporte. O prazo para a execução é até outubro de 2021.
“O modelo implementado pela ABAL e o IPT, a partir de uma gestão e desenvolvimento de excelência, virou referência inclusive para o Programa Rota 2030, elaborado pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país”, explica Kaísa Couto, diretora da Área Técnica da associação.