Projeto social do Instituto Alcoa beneficia costureiras em Poços de Caldas (MG)
“Este projeto chegou na hora certa e sinto-me abençoada por ter sido selecionada. Além de ocupar o meu tempo, financeiramente será muito bom, pois sou artesã e estou sem renda desde o início da pandemia”.
Este depoimento é de Valéria de Oliveira Andrade, uma das costureiras selecionadas para a segunda edição do projeto Máscara+Renda, em Poços de Caldas (MG). A iniciativa, promovida pelo Instituto Alcoa, em parceria com a Rede Asta, beneficiará 10 mulheres da zona sul, sendo quatro do Jardim Kennedy, três do Conjunto Habitacional e três do bairro São Bento, selecionadas de acordo com a renda familiar.
Todas já receberam o kit com os materiais e iniciaram a produção das máscaras de tecido. Até agosto, cada costureira produzirá 500 máscaras por mês – totalizando 1.500 – e receberá R$ 900/mês. As 15 mil unidades produzidas serão doadas a organizações da cidade, ainda em definição. Na primeira edição, realizada no ano passado, foram beneficiadas 18 mulheres do bairro Jardim Kennedy, que produziram 27 mil máscaras, doadas a nove organizações sociais locais.
“Estamos muito felizes pela nossa localidade ter sido contemplada com a segunda edição do Máscara+Renda”, ressaltou Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais da Unidade. “Com o agravamento da pandemia em nossa cidade, sabemos que muitas famílias estão tendo ainda mais dificuldades para voltar ao mercado de trabalho e a oportunidade de proporcionar renda para essas 10 mulheres é muito gratificante”.