Projeto ELO da ABAL segue com objetivo de aproximar indústria do alumínio e meio acadêmico
O Projeto ELO da ABAL foi idealizado com o objetivo principal de aproximar a indústria do alumínio e o meio acadêmico, a partir da disseminação de conhecimentos sobre o metal e coorientação de trabalhos de graduação em engenharia por profissionais das áreas técnicas das empresas associadas.
Com a iniciativa, a ABAL espera ainda que, a médio e longo prazos, seja possível aumentar o volume de trabalhos acadêmicos sobre o alumínio, o levantamento de informações relevantes para as empresas e a formação de multiplicadores de conhecimento em temas diversos relacionados ao metal.
Neste contexto, a ABAL, nossa associada Prolind e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) trabalham em conjunto para avaliar o impacto da aplicação de lubrificantes durante a operação de corte na camada de anodização do material.
Outra iniciativa em andamento conta com a participação da nossa associada Novelis e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em pauta, o desenvolvendo um projeto que visa novas aplicações para uma determinada liga de alumínio.
“O Projeto ELO é bastante interessante, pois permite uma aproximação da universidade com a empresa, e o aluno tem a oportunidade de desenvolver um trabalho para conclusão de curso e fornecer resultados importantes para a indústria. O trabalho realizado com o aluno Gutemberg Rutter, da Unesp, superou as expectativas. O projeto permitirá o desenvolvimento de um novo produto de chapa laminada para a Novelis“, destaca Alexandre Sartori, coorientador da empresa no projeto.
Michel Domingues (coorientador da Prolind), Daniele Reis (orientadora da Unifesp) e Leonardo Corrêa (aluno orientando da Unifesp) em visita à fábrica da Prolind