Alubar recebe certificação pelas boas práticas de gestão do meio ambiente
As fábricas da Alubar no Brasil conquistaram, pela primeira vez, a certificação de Rotulagem Ambiental, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) após uma rigorosa auditoria. O selo, que é acrescentado às embalagens dos produtos, garante aos clientes da empresa um nível a mais de confiança sobre o rigor ambiental, ecoeficiência e sustentabilidade adotados na fabricação de cabos elétricos em Barcarena (PA) e Montenegro (RS).
A certificação e rotulagem de desempenho ambiental de produtos é voluntária, mas vem sendo praticada ao redor do mundo, sendo um importante mecanismo de implementação de políticas ambientais dirigidas aos consumidores, auxiliando-os na escolha de produtos com impacto ambiental reduzido.
A rotulagem ambiental é uma iniciativa que se soma ao compromisso da Alubar com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global das Nações Unidas, do qual a empresa é signatária desde 2017.
Os ODS são um conjunto de propostas para construir um mundo mais justo em termos econômico, social e ambiental até 2030.
“Mais do que um rótulo ambiental, essa conquista é reflexo do resultado de diversas ações ambientais que a Alubar, como protagonista do mercado de cabos de alumínio, busca promover junto aos seus parceiros e clientes, reforçando a cultura de preservação do meio ambiente”, explica Thiago Alves Ferreira, gerente de Controle de Qualidade e Meio Ambiente do Grupo Alubar.
Entre as ações da Alubar para reduzir o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, a empresa gerencia todos os resíduos resultantes de seus processos, reaproveitando mais de 90% do total de insumos utilizados para a produção. Além disso, mantém uma forte política de reciclagem e controle de descarte. A água utilizada na produção é reutilizada nas operações por várias vezes antes de ser tratada e descartada, reduzindo em 76% o custo com a troca do líquido.