Alubar recebe certificação pelas boas práticas de gestão do meio ambiente – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alubar recebe certificação pelas boas práticas de gestão do meio ambiente

18 de março de 2022

 

As fábricas da Alubar no Brasil conquistaram, pela primeira vez, a certificação de Rotulagem Ambiental, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) após uma rigorosa auditoria. O selo, que é acrescentado às embalagens dos produtos, garante aos clientes da empresa um nível a mais de confiança sobre o rigor ambiental, ecoeficiência e sustentabilidade adotados na fabricação de cabos elétricos em Barcarena (PA) e Montenegro (RS).

A certificação e rotulagem de desempenho ambiental de produtos é voluntária, mas vem sendo praticada ao redor do mundo, sendo um importante mecanismo de implementação de políticas ambientais dirigidas aos consumidores, auxiliando-os na escolha de produtos com impacto ambiental reduzido.

A rotulagem ambiental é uma iniciativa que se soma ao compromisso da Alubar com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global das Nações Unidas, do qual a empresa é signatária desde 2017.

Os ODS são um conjunto de propostas para construir um mundo mais justo em termos econômico, social e ambiental até 2030.

“Mais do que um rótulo ambiental, essa conquista é reflexo do resultado de diversas ações ambientais que a Alubar, como protagonista do mercado de cabos de alumínio, busca promover junto aos seus parceiros e clientes, reforçando a cultura de preservação do meio ambiente”, explica Thiago Alves Ferreira, gerente de Controle de Qualidade e Meio Ambiente do Grupo Alubar.

Entre as ações da Alubar para reduzir o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, a empresa gerencia todos os resíduos resultantes de seus processos, reaproveitando mais de 90% do total de insumos utilizados para a produção. Além disso, mantém uma forte política de reciclagem e controle de descarte. A água utilizada na produção é reutilizada nas operações por várias vezes antes de ser tratada e descartada, reduzindo em 76% o custo com a troca do líquido.