Alubar expõe suas soluções em evento do setor elétrico brasileiro – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alubar expõe suas soluções em evento do setor elétrico brasileiro

16 de maio de 2022

 

Soluções eficientes e inovadoras para projetos de transmissão de energia serão o foco do estande da Alubar no XXVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que acontece até o dia 18 de maio, no Rio de Janeiro.

Um dos principais objetivos da Alubar é reforçar ao mercado a sua grande capacidade produtiva para atender projetos de energia elétrica no Brasil. Somando suas duas fábricas no país, a empresa é capaz de fornecer cerca de 120 mil toneladas de cabos elétricos de alumínio por ano, atendendo em todo o território nacional.

O gerente de Mercado da Alubar, José Luiz Conte, destaca que o evento deve atrair ainda mais interesse por ser a primeira edição desde o início da pandemia.

“O SNPTEE é o maior evento brasileiro do segmento de Transmissão. Normalmente, já é um evento de grande repercussão, mas o fato de ser a primeira edição pós-pandemia possivelmente aumentará o interesse do mercado. O foco da Alubar será demonstrar e reforçar nosso tamanho e expertise para o mercado, em especial visando ao Leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que ocorrerá em 30 de junho”, afirma.

A Alubar não participa diretamente do leilão de linhas de transmissão da Aneel, mas sim fornece os condutores elétricos para que as empresas que disputam os lotes apresentem preços competitivos e confiabilidade na entrega dos projetos. No primeiro leilão do ano realizado pela Aneel, a expectativa é de que seja gerada uma demanda de 85 mil toneladas de cabos de alumínio – volume que a empresa tem capacidade de absorver graças aos investimentos que têm sido feitos em sua planta fabril desde 2018.

Nesse período, a empresa ampliou em 60% a capacidade da fábrica de Barcarena, no Pará; adquiriu uma nova planta em Montenegro, no Rio Grande do Sul; investiu em programas de manufatura enxuta e excelência industrial; adotou tecnologias alinhadas ao conceito de Indústria 4.0; triplicou sua capacidade produtiva de cabos de distribuição; além de se consolidar como uma multinacional brasileira a partir da aquisição de duas fábricas de vergalhões de alumínio na América do Norte.

Repotencialização

Parte da demanda do setor de Transmissão nos próximos anos será pela repotencialização das linhas que abastecem os grandes centros urbanos. Com o crescimento das cidades, a infraestrutura da rede elétrica precisa ser ampliada para atender a alta na demanda por energia, evitando o colapso do sistema no futuro.

Pensando nisso, a Alubar desenvolveu um cabo elétrico de alumínio diferenciado, com fios de perfil trapezoidal encordoados ao redor de um núcleo de fibra de carbono reforçada. Essas características tornam este cabo mais leve, com maior condutividade elétrica e o mesmo diâmetro quando comparado aos cabos com núcleo de aço. Chamado ACFR Alubar, o produto já é fabricado em escala industrial pela empresa e foi utilizado com sucesso em linhas de transmissão de Minas Gerais, resultando em um aumento de até 80% na capacidade de condução elétrica sem construção de novas torres, apenas com a substituição do cabo.

Durante o SNPTEE, a Alubar levará exemplos de aplicação do condutor ACFR aos clientes e público especializado, contextualizando com um case prático

Palestras técnicas

Dentro da programação, além do estande, a Alubar também preparou duas palestras técnicas. A primeira, no dia 16 de maio, será com engenheiros da empresa e da Cemig, com foco na recapacitação de linhas aéreas de transmissão. Já a segunda, conduzida pelas equipes comercial e técnica da Alubar, a empresa vai apresentar as vantagens do uso da liga 1120 nas linhas de transmissão do Brasil.

“As palestras são importantes para reforçar junto ao corpo técnico dos clientes e projetistas quais são as principais soluções que a Alubar oferta ao segmento. Falaremos sobre a Liga 1120, reforçando seu ótimo custo-benefício para os projetos, destacando os enormes volumes já fornecidos pela Alubar, que totalizam mais de 300.000 toneladas. Também falaremos sobre o cabo ACFR, destacando um case prático de sucesso junto à concessionária CEMIG”, destaca o Gerente de Mercado, José Luiz Conte.

Sobre o SNPTEE

Maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) é promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil.

Normalmente realizado a cada dois anos, o SNPTEE teria a sua 26ª edição em 2021, ano que marca o cinquentenário do CIGRE-Brasil. No entanto, em decorrência da pandemia de Covid-19, optou-se por preservar a segurança de todos e realizá-lo em 2022.

Serão apresentados cerca de 500 Informes Técnicos para aproximadamente 2 mil participantes. Este púbico é composto por profissionais do setor elétrico, representando diversas empresas de engenharia, consultoria, centros de pesquisa, universidades, fabricantes de equipamentos, concessionárias e demais órgãos e agentes setoriais. A Alubar é patrocinadora Ouro do evento.

Outro grande atrativo será a ExpoSNPTEE, a tradicional feira que ocorrerá durante a realização do evento e onde estarão presentes os principais players do mercado de energia.

SERVIÇO

XXVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE
Quando: 15 a 18 de maio de 2022
Onde: Riocentro. Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, na cidade do Rio de Janeiro.
Informações e inscrições em xxvisnptee.com.br.

Palestras Técnicas Alubar
Dia 16/05/2022, às 18h20
Sala: 204 A
Palestrantes: Thiago Nascimento, engenheiro de produtos da Alubar e Carlos Alexandre Nascimento, engenheiro de tecnologia da CEMIG
Assunto: soluções para recapacitação de linhas aéreas de transmissão: Case CEMIG

Dia 17/05/2022, às 18h20
Sala: 204 A
Palestrantes: João José Alves de Paula, engenheiro especialista e José Luiz Araújo, gerente de mercado da Alubar
Assunto: vantagens do uso da Liga 1120 nas linhas de transmissão do Brasil