Com apoio do Instituto Alcoa, pontos de internet são instalados em comunidades rurais de Juruti (PA)
No mês de junho, três pontos de internet foram inaugurados em comunidades rurais do município de Juruti (PA). A ação integra o projeto de inclusão digital desempenhado na região pelas comunidades e associações locais — ACOGLEC, APRAS e ACOPRUMS — em parceria com a Ecam Projetos Sociais e apoio do Instituto Alcoa.
As atividades do projeto vêm sendo realizadas desde dezembro de 2021, quando a Ecam e comunidades locais promoveram as primeiras reuniões para apresentação do projeto e mapeamento de possíveis áreas para instalação de pontos de internet. A parceria possibilitou, na última semana, a construção de bases para antenas e ativação dos sistemas nas comunidades Justina, São Brás e Prudente.
Segundo Beto Lages, consultor técnico na Ecam, o projeto promove o acesso a serviços essenciais, como educação e saúde, e atividades que sejam do interesse das comunidades.
“O projeto implantou os sistemas de internet para facilitar acessos importantes, assim como apoiar as comunidades em atividades relacionadas ao empreendedorismo e iniciação ao mercado de trabalho, umas das demandas identificadas”, destaca.
A previsão é que, nos próximos meses, mais nove comunidades e uma associação sejam envolvidas nas ações de inclusão digital. Dessa maneira, o projeto planeja alcançar cerca de mil pessoas residentes na zona rural de Juruti, incluindo 8 escolas públicas da região.
O Projeto Inclusão Digital em Comunidades no Município de Juruti-PA foi aprovado no Edital 2021 do Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa.
Sobre a Ecam Projetos Sociais
A Ecam Projetos Sociais é uma iniciativa da Ecam que lida especificamente com a implementação de programas e atividades ao lado de comunidades e grupos locais, propondo e executando ações práticas e sustentáveis de desenvolvimento.
Saiba mais em: ecam.org.br/projetos-sociais