Sumário | |
1. OBJETIVO | |
2. CONCEITO | |
2.1 Tema do desafio para o Foco&Futuro | |
3. PÚBLICO ALVO | |
3.1 Empresas: | |
3.2 Jovens profissionais: | |
4. ETAPAS | |
4.1 Lançamento | |
4.2 Empresas Apoiadoras | |
4.3 Inscrição jovens profissionais | |
4.4 Semana de imersão: Seleção e classificação | |
4.5 Formação de Equipes | |
4.6 Palestras | |
4.7 Mentoria | |
4.8 Solução do Desafio | |
4.9 Critérios de Avaliação da Solução | |
4.10 Premiação | |
5. CRONOGRAMA | |
6. DA CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES | |
7. DOS DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL | |
8. SOBRE OS REQUISITOS TÉCNICOS PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO | |
9. SOBRE REGRAS E CONDUTAS | |
10. DISPOSIÇÕES FINAIS |
1. OBJETIVO | |
Em tempos de grandes transformações, estudantes e recém-formados anseiam por conhecimento e informações sobre os desafios e as oportunidades do mercado de trabalho. Diante desse cenário, foi idealizado o Projeto Foco&Futuro, com o objetivo de conduzir jovens profissionais em uma jornada de conhecimento e impacto, para pensar o futuro e construir solução para um desafio real da indústria do alumínio, revelando talentos e abrindo oportunidades. O Instituto Euvaldo Lodi – IEL e ABAL estimulam a inovação, a disseminação de conhecimento, a qualificação de talentos e o desenvolvimento das empresas, contribuindo para a consolidação de uma indústria mais forte e competitiva. |
2. CONCEITO | ||
O Foco&Futuro é uma iniciativa, baseada em: | ||
1) conexão com o futuro, aproximando organizações de jovens talentos para um futuro inovador; 2) desafio imersivo, através da realização de hackathon para solução de um case real do setor do alumínio para atrair, selecionar e premiar jovens talentos; e 3) visão global, através do contato com as empresas do setor e as soluções, os jovens terão visão do setor e de suas oportunidades. |
||
A participação na iniciativa ocorre através de uma jornada, onde muito conhecem a importâncias das empresas do setor do alumínio e suas oportunidades de carreira, alguns se identificam com o setor e são impactados pelo conhecimento, e os certos se desenvolvem por meio de experiências concretas.
A jornada consiste em: |
||
1) inscrições, no qual os jovens manifestam sua intenção em participar; 2) masterclass, serão realizados dois eventos online, de modo que os jovens possam ouvir de especialistas e executivos da indústria do alumínio sobre desafios, oportunidades, e expectativas de futuro, sendo a Masterclass Experiências que transformam no dia 01/09 e a Masterclass Profissionais do Futuro no dia 13/09; 3) semana de imersão, na qual os jovens selecionados terão a oportunidade de participar de um hackathon, para solucionar um case real da indústria do alumínio, com mentoria de profissionais e networking com RH das empresas apoiadoras; 4) apresentação da solução e premiação, onde os jovens apresentarão as soluções desenvolvidas para uma banca avaliadora, a equipe ganhadora será premiada e os participantes da semana do hackathon poderão ser selecionados para entrevistas e contratados pelas empresas apoiadoras na forma de estágio, trainee, CLT, Inova Talentos – IEL, e outros. |
||
Considerando o evento de abrangência nacional, o Foco&Futuro será realizado on-line. | ||
2.1 Tema do desafio para o Foco&Futuro | ||
O tema desafio a ser desenvolvido neste ano de 2022 será divulgado na abertura da semana do hackathon. |
3. PÚBLICO ALVO | ||
O público-alvo do Foco&Futuro é definido conforme segue: | ||
• Empresas associadas ABAL do setor do alumínio conforme proposto no item 3.1. • Jovens profissionais conforme proposto no item 3.2. |
||
3.1 Empresas: | ||
Empresas legalmente constituídas com CNAE de Indústria, associada da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio e que estejam de acordo com os requisitos: | ||
a) disponibilizar profissional de recursos humanos para auxiliar nos critérios de seleção e na identificação de jovens talentos; b) disponibilizar profissional especialista na definição do desafio e no processo de mentoria durante a imersão; c) participar das reuniões do Grupo de Trabalho da iniciativa; d) participar da apresentação da solução e premiação (21/10); e) divulgar a iniciativa nas mídias sociais da organização; f) entrevistar pelo menos 1 jovem participante da semana de imersão. |
||
3.2 Jovens profissionais: | ||
Estudantes e recém-formados em curso de educação superior bacharelado ou tecnólogo e que se enquadrem nos seguintes requisitos: | ||
a) não estar empregado; b) disponibilidade de participar no período da tarde da semana de imersão; c) formatura entre dezembro de 2020 e dezembro de 2023; d) graduado ou em curso de formação superior do tipo bacharelado ou tecnólogo, sem restrição de curso. |
4. ETAPAS | |||||||||||||||||
As seguintes etapas são definidas para o Foco&Futuro 2022: | |||||||||||||||||
4.1 Lançamento: | |||||||||||||||||
O lançamento do Foco&Futuro e abertura das inscrições será realizado no dia 01/09/2022, durante a Masterclass Experiências que transformam, transmitida via canal do Youtube do IEL. | |||||||||||||||||
4.2 Empresas Apoiadoras | |||||||||||||||||
a) As empresas interessadas poderão apoiar a iniciativa a convite da ABAL e que estejam de acordo com os requisitos em 3.1. b) O período para manifestar interesse em apoiar a iniciativa ocorrerá de 15/06/2022 até 20/07/2022. c) Para participação as empresas interessadas devem indicar os profissionais de recursos humanos e de áreas técnicas conforme 3.1. d) A empresa poderá conceder oportunidades para banco de talentos, estágio, programa de trainee, inova talentos e/ou vaga efetiva, aos participantes da semana do hackathon. e) A concessão de oportunidade profissional, ocorrerá de acordo com a disponibilidade das partes (empresa apoiadora e jovem profissional. f) As empresas apoiadoras poderão a seu critério optar por dar continuidade às soluções propostas transformando estas de soluções a pilotos, protótipos e ou implantação. g) A seu critério as empresas poderão optar pela contratação do programa Inova Talentos – IEL como ferramenta de pesquisa, desenvolvimento e inovação, para absorção de participante do Foco&Futuro, para realização de pesquisa conforme solução proposta no hackathon ou outra de interesse da empresa. h) Não será cobrada taxa de inscrição para participar do Foco&Futuro. E eventuais custos adicionais serão levados para aprovação das empresas apoiadoras e solicitado rateio. |
|||||||||||||||||
4.3 Inscrição jovens profissionais | |||||||||||||||||
a) As inscrições dos jovens profissionais ocorrerão do dia 01/09/2022 ao dia 09/10/2022. b) Poderão participar os estudantes conforme 3.2 deste regulamento. c) A inscrição ocorrerá no endereço https://www.sympla.com.br/evento-online/hackathon-aluminio-foco-futuro-2022/1680063. d) Os estudantes interessados, deverão preencher o formulário eletrônico, de acordo com os requisitos deste regulamento. e) A inscrição é individual e intransferível. f) Não serão aceitas inscrições com e-mail de terceiros. g) A inscrição será considerada efetivada quando do recebimento de e-mail de confirmação que será enviado para endereço de e-mail cadastrado, assim que esta for aprovada. Caso não receba o e-mail de confirmação, deverá o jovem profissional entrar em contato com o ABAL/IEL por meio do e-mail abal@abal.org.br . h) O participante reconhece que sua inscrição e eventual participação no Foco&Futuro é nominal e voluntária e não gera nenhum tipo de compromisso presente ou futuro com a ABAL e ou IEL ou quaisquer das instituições parceiras participantes do referido evento. i) Não será cobrada qualquer taxa de inscrição para participar do Foco&Futuro. |
|||||||||||||||||
4.4 Semana de imersão: Seleção e classificação | |||||||||||||||||
a) Será realizada seleção dos inscritos a partir de critérios eliminatórios, conforme 3.2. b) Os selecionados serão classificados conforme formulários de cadastro preenchido no ato da inscrição, sendo consideradas as respostas aderentes aos critérios de maior relevância para participação no hackathon. |
|||||||||||||||||
c) Serão selecionados 72 participantes para a semana do hackathon. d) Serão considerados como critérios de desempate: |
|||||||||||||||||
i. disponibilidade para participar em todo o período da semana de imersão; ii. disponibilidade para trabalhar nos estados das empresas apoiadoras; |
|||||||||||||||||
4.5 Formação de Equipes | |||||||||||||||||
a) A organização do evento irá formar um total de 12 equipes, respeitando a seguinte distribuição: • 6 alunos de cursos e regiões do país variados, se possível. b) Os alunos inscritos serão direcionados às equipes multidisciplinares, formadas pela organização do evento, com o objetivo de identificar, em conjunto, problemas para o tema e buscar soluções inovadoras para solucionar esse problema. c) Haverá mentores técnicos que serão compartilhados entre as equipes. d) A formação das equipes ocorrerá após a divulgação dos selecionados e antes da semana do hackathon. e) As equipes serão apresentadas na abertura da semana do hackathon. |
|||||||||||||||||
4.6 Palestras | |||||||||||||||||
a) Durante a semana de imersão serão promovidas três palestras aos participantes do hackathon. b) As palestras serão transmitidas nos dias 17, 18 e 19/10/2022, das 10h às 11h30. c) O link de acesso às palestras será disponibilizado em momento oportuno via e-mail. d) A promoção das palestras possui objetivo de fomentar a disseminação de conhecimento aos jovens profissionais, incentivando a carreira profissional. |
|||||||||||||||||
4.7 Mentoria | |||||||||||||||||
a) O mentor será apresentado à equipe no segundo dia do hackathon e primeiro dia de mentoria (18/10/2022). b) Cada grupo participante do hackathon será acompanhado por mentor de uma das empresas apoiadoras. c) A mentoria ocorrerá nos dias 18/10/2022 e 20/10/2022 por um período máximo de 90 minutos, entre 16h00 e 17h30. d) Os mentores terão como função contribuir para o desempenho das equipes a partir da sua percepção técnica e através de: i. acompanhamento do grupo e aconselhamento nas decisões; ii. condução do grupo no processo de evolução da solução do desafio, esclarecendo dúvidas e trazendo sentido às ideias; iii. participação da banca avaliadora (com exceção do próprio grupo de mentoria); iv. ajuda ao RH da sua empresa na identificação de talentos; v. não trazer opiniões com juízo de valor, ou seja, não apontar boas ou más ideias. e) O mentor poderá fornecer dados e participar de todo o processo de desenvolvimento da solução. f. O mentor não poderá prestar informações dos desenvolvimentos da solução da outra equipe. |
|||||||||||||||||
4.8 Solução do Desafio | |||||||||||||||||
a) O desafio será apresentado na abertura da semana do hackathon. b) As equipes receberão um material de contextualização do desafio e poderão buscar demais informações externas ao material para embasamento da solução. c) As equipes poderão trabalhar no desenvolvimento da solução do desafio no período destinado ao encontro com o mentor e em horários alternativos. d) Cada equipe deverá apresentar a solução desenvolvida para o desafio no último dia da semana de imersão (21/10/2022) em um pitch de até cinco minutos. Caso haja alteração no tempo de apresentação, os participantes serão comunicados com antecedência. As equipes que excederem o tempo limite estarão sujeitas a penalidades na avaliação da solução pela banca examinadora. e) O material de apresentação da proposta de solução para o desafio deverá ser enviado até 21/10/2022 às 12h do horário de Brasília. |
|||||||||||||||||
4.9 Critérios de Avaliação da Solução | |||||||||||||||||
a) A avaliação das soluções propostas será realizada em etapa única por uma banca examinadora formada por docentes de instituição de ensino superior, representantes das empresas apoiadoras e convidados externos. b) A comissão julgadora e os critérios de avaliação serão definidos pela equipe gestora do evento e apresentado à banca examinadora. c) A avaliação das soluções será pontuada, seguindo os seguintes critérios: i. Sustentabilidade: grau de redução do impacto socioambiental gerado a partir da solução proposta, principalmente em comparação com a prática atual utilizada no mercado. ii. Inovação da proposta: grau de inovação, criatividade e originalidade da proposta, levando em consideração os aspectos que distinguem a prática atual e o projeto proposto, bem como a diferenciação frente às demais propostas apresentadas. iii. Benefícios potenciais e/ou gerados: grau de benefício gerado pela solução para a empresa, considerando aspectos como economia de custo, aumento de produtividade, impacto positivo na satisfação de clientes e impacto no aperfeiçoamento dos processos envolvidos. iv. Aplicabilidade: grau de viabilidade econômica e operacional que ajudem a comprovar a aplicabilidade da proposta, de forma a atender às necessidades apresentadas pelo mercado. d. Pontuação: |
|||||||||||||||||
A aferição da pontuação dos projetos seguirá os seguintes critérios: | |||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
Cada membro da banca deverá pontuar as soluções propostas de acordo com os critérios, sendo realizada média das notas para cada critério e média dos critérios será realizada para definição da pontuação final de cada proposta. | |||||||||||||||||
e) Critérios de desempate: | |||||||||||||||||
Em caso de empate técnico, serão considerados para fins de desempate, na mesma ordem da apresentação abaixo, as seguintes informações adicionais: i. Projeto que apresentar a maior pontuação consolidada para o critério Inovação da proposta. ii. Projeto que apresentar a maior pontuação consolidada para o critério Aplicabilidade. iii. Projeto que apresentar a maior pontuação consolidada para o critério Sustentabilidade. iv. Permanecendo o empate, será realizado um sorteio. |
|||||||||||||||||
4.10 Premiação | |||||||||||||||||
a. A equipe que obtiver maior pontuação, de acordo com os critérios estabelecidos no item 4.10 deste regulamento, será considerada vencedora, sendo: i. Cartão presente / Voucher virtual de presente, no valor de R$500,00 para cada participante, sendo possível a utilização em diversas opções de lojas online. ii. Gratuidades Abal Conteúdos. iii. Certificado de participação b. A premiação das empresas e equipes será no dia 21/10/2022 entre 14 e 17h. |
5. CRONOGRAMA | ||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||
6. DA CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES | ||
a) Ao realizar a sua inscrição, o aluno estará de acordo com os termos e condições previstas neste regulamento e autoriza a utilização dos dados fornecidos para fins de realização do Foco&Futuro 2022, compartilhamento com as empresas apoiadoras para fins de realização do Foco&Futuro 2022 e recebimento de informações sobre o Foco&Futuro e outras iniciativas ABAL e IEL através do endereço de e-mail. |
7. DOS DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL | ||
a) Para os fins do presente Regulamento, Propriedade Intelectual significa o conjunto de bens tangíveis ou intangíveis relacionado a qualquer direito de propriedade intelectual ou industrial direta ou indiretamente relacionado a este Termo, incluindo, mas não se limitando a invenções, relatórios, know-how, direitos sobre base de dados, modelos, conceitos, resultados de testes, processos de fabricação e desenvolvimento, especificações, patentes, aplicação de patentes, modelos de utilidade, direitos de reprodução, software (incluindo código fonte – source code), hardware, direito sobre informações técnicas, direito autoral, domínios, desenhos, esquemas, logotipos, marcas, qualquer forma de dados, notas técnicas, protótipos, métodos, algoritmos, qualquer documentação técnica, quer sejam registrados ou não. b) Os documentos de suporte da metodologia, material didático e recursos pedagógicos a serem utilizados no âmbito do programa pelo ABAL / IEL serão de sua propriedade exclusiva. c) A EMPRESA se responsabiliza pelas informações fornecidas para construção do material do case a ser solucionado no Foco&Futuro2022, isentando a ABAL e o IEL de quaisquer reivindicações de terceiros decorrentes da utilização aqui autorizada. Os documentos hábeis referidos deverão produzir seus efeitos inclusive em relação a eventuais herdeiros e sucessores do autor. |
8. SOBRE OS REQUISITOS TÉCNICOS PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO | ||
a) Ter recebido o e-mail da organização do evento, confirmando a participação do inscrito. b. Para participação no evento, os inscritos deverão dispor dos seguintes equipamentos e/ou serviços: i. Ter serviço de internet compatível para acompanhar a programação do evento; ii. Ter acesso às plataformas Microsoft TEAMS, Zoom e Youtube via aplicativo ou versão WEB; iii. Dispor de notebook e/ou smartphone compatível para o uso de áudio e vídeo. |
9. SOBRE REGRAS E CONDUTAS | ||
a) Por se tratar de um evento online solicitamos que todos os participantes utilizem o chat para realizar comunicações instantâneas somente de cunho relacionado ao evento. b) Dirigir-se com respeito e consideração aos participantes, mentores, e demais convidados palestrantes e todo o corpo técnico envolvido. c) Participar obrigatoriamente da Abertura e Apresentação e Premiação (pitch), e de no mínimo 2 tardes de desenvolvimento do hackathon na semana de imersão entre os dias 18 e 20/10, podendo ocasionar a desclassificação da equipe. d) Não será permitido ao participante e/ou a sua equipe realizar apresentação (pitch) com quaisquer manifestações de ódio que veiculem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, política, religião e quaisquer outras formas que possam causar discriminação. e) Não será permitido a divulgação de fotos ou vídeos de cenas de sexo, nudez ou pornografia sob pena de incorrer no crime previsto no art.218-C, Código Penal. f) A inobservância das instruções poderá ocasionar o imediato cancelamento da inscrição do participante e a desclassificação da sua equipe. |
10. DISPOSIÇÕES FINAIS | ||
a) A organização do Foco&Futuro poderá alterar e atualizar o Regulamento a qualquer momento, sem aviso prévio, sendo sempre de responsabilidade da empresa apoiadora, inscritos e participantes atentar-se as quaisquer modificações divulgadas. b) A empresa apoiadora concorda em disponibilizar logomarca, bem como estar de acordo com a utilização da mesma no material de divulgação do Foco&Futuro. c) Os participantes autorizam a ABAL e IEL e os parceiros de organização do evento a divulgar seu nome, fotos e título do projeto e quaisquer imagens que forem possíveis para fins de divulgação do Foco&Futuro, respeitados os limites da Lei Geral de Proteção de Dados. d) A ABAL e IEL reservam-se o direito de alterar o cronograma de realização do Prêmio sem aviso prévio, fazendo divulgação no site do Foco&Futuro. e) Os casos omissos relativos a este Regulamento deverão ser encaminhados a ABAL e ou IEL/SP para o e-mail abal@abal.org.br e serão decididos pelos organizadores do Foco&Futuro. f) A ABAL e IEL não se responsabilizam por problemas de queda de internet, queda do servidor, spam etc. g) O envio da inscrição implica na aceitação integral deste Regulamento. O não cumprimento de qualquer previsão regulamentar acarretará a desclassificação do participante. h) A presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais baseada na Lei nº 13.709, de 14/8/2018 (LGPD) tem por finalidade demonstrar o compromisso da ABAL e IEL com a privacidade e o tratamento dos dados pessoais. |