MRN participa da soltura de mais de três mil quelônios à natureza em Oriximiná (PA)
O Programa Quelônios do Rio Trombetas (PQT), coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com Mineração de Rio do Norte (MRN) e outras instituições, soltou três mil filhotes de tracajás na praia Paulino, localizada no Lago Erepecu, no município de Oriximiná (PA).
A soltura dos quelônios começa no mês de agosto, com a mobilização das equipes voluntárias. A eclosão dos ovos ocorre entre os meses de novembro e janeiro. Um cuidado que se divide entre os agentes ambientais do ICMBio e os comunitários voluntários.
“Após a eclosão, as solturas são feitas gradativa e estrategicamente, promovendo a sensibilização das comunidades e do público que acompanham o trabalho. Depois desse processo, os quelônios têm três meses de adaptação ao novo ambiente”, explica Daiane Santos, bióloga e agente ambiental do ICMBio.
Em 2021, 80 mil filhotes de tracajás, pitiús e tartarugas-da-Amazônia foram devolvidos à natureza. A soltura foi restrita apenas aos agentes, em virtude da pandemia de Covid-19. Já em 2022, a força-tarefa abriu para participação do público e reuniu, aproximadamente, 400 pessoas.
Para Yanto Araújo, gerente geral de Projetos da MRN e líder do Grupo de Escoteiros de Porto Trombetas, o PQT reforça o compromisso da empresa de preservar a fauna e a flora da região.
“São valores que mostram o que somos. A soltura dos quelônios é uma experiência única e, como líder dos escoteiros, também sei da necessidade que temos de estimular essa consciência do cuidado em nossas crianças e adolescentes”, finaliza.