Mais qualidade para os pratos descartáveis
Embalagem de alumínio passará por adequação à norma
O Comitê de Mercado de Embalagens Descartáveis de Alumínio da ABAL detectou a necessidade de executar melhorias nas embalagens tipo “prato redondo”, por meio do Programa de Análise de Produtos coordenado pelo Inmetro.
É importante ressaltar que partiu das próprias empresas associadas à ABAL a solicitação de análise de suas embalagens pelo instituto, como primeiro passo para adequação às normas – as mesmas que nasceram dentro da ABAL, entidade gestora do CB-35, o comitê brasileiro regulador das normas do alumínio, no âmbito da ABNT.
Dessa forma, o prato redondo de alumínio passará por modificações, algumas delas de imediato. Estamos estudando o aumento da capacidade volumétrica, a padronização nas informações e o aumento da espessura da folha utilizada na fabricação. Medidas que já foram adotadas voluntariamente pela indústria, primeiro com os rolinhos domésticos e, há cerca de quatro anos, com as bandejas ou contêineres retangulares descartáveis de alumínio.
O passo seguinte nesse compromisso com a qualidade dos produtos será a adesão à certificação voluntária submetida pelo mesmo Inmetro aos nossos produtos. Para nós da indústria brasileira do alumínio o selo de certificação do Inmetro tem um caráter a mais: ele nos diferencia daqueles produtos importados não normatizados, que desrespeitam os padrões de fabricação e colocam em risco o usuário final.
Essa certificação pelo Inmetro será excelente para todos: aos fabricantes de embalagens que poderão oferecer um produto melhor e mais competitivo; e aos consumidores dessas embalagens, certos que estão adquirindo um produto com qualidade e plenamente adequado para sua finalidade.