VM-CBA amplia oferta de perfis extrudados e tratamentos de superfície – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

VM-CBA amplia oferta de perfis extrudados e tratamentos de superfície

30 de setembro de 2011

Com investimentos de R$ 243 milhões, empresa aumenta capacidade de extrusão em 70% e possibilidade de múltiplas cores e acabamentos

 

De olho na expansão do consumo interno de produtos extrudados de alumínio, a Votorantim Metais-CBA aumentou sua capacidade de extrusão de 42 mil para 70 mil toneladas/ano e inaugurou um moderno centro de tratamento de superfície dos perfis de alumínio com capacidade de acabamento de 33 mil toneladas/ano. A empresa investiu R$ 243 milhões para ampliar sua participação nos mercados de esquadrias e construção civil, transportes, móveis e bens de consumo.          

Duas prensas de 2.800 toneladas de pressão e que trabalham com tarugos de oito polegadas são as responsáveis por esse aumento de quase 70% na capacidade da VM-CBA. “São equipamentos que, por operarem com uma pressão muito superior às prensas comuns, trabalham a temperaturas mais baixas, o que resulta em um melhor acabamento dos perfis e maior produtividade”, explica o gerente da área de extrudados, Eduardo Dias Ferreira. 

O novo centro de tratamento de superfície de perfis de alumínio, anunciado pela empresa como o maior da America Latina, já está em plena atividade e pode produzir 12 mil toneladas/ano de produtos pintados – pintura eletrostática a pó, a base de poliéster e grande diversidade de cores – e 21 mil toneladas/ano de anodizados.

Na anodização mais uma novidade, a VM-CBA ampliou consideravelmente a gama de cores de perfis graças à nova tecnologia de origem italiana “Multicolor CBA”. Agora, ao tradicional bronze, preto e natural, a empresa oferece perfis anodizados em amarelo, verde, azul, vinho, cinza, além de outras cores e tonalidades. Some-se ainda às diferentes texturas – jateamento, polimento, escovamento e fosqueamento ácido – e as possibilidades de acabamento são inúmeras.

Responsável pela área de tratamentos de superfície, João Graciolli Guimarães, destaca também a criação da Unidade de Desenvolvimento de Processos e Produtos dos Tratamentos de Superfície. “O novo laboratório é equipado para realizar todos os tipos de ensaios, inclusive de análise de resistência anticorrosiva da anodização, a fim de garantirmos a qualidade e a durabilidade dos nossos produtos.”

Os investimentos na linha de extrusão e acabamento permitirão à VM-CBA atender com mais agilidade um mercado que está em contínuo crescimento, alavancado principalmente pela construção civil; além de ampliar as oportunidades de negócios para a empresa, com a possibilidade de anodização em múltiplas cores, o que aumenta consideravelmente o número de opções para arquitetos e designers do setor de móveis, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *