Feiras ajudam a promover vantagens do alumínio
Com destaque para setor automotivo, ABAL esteve presente em 4 eventos no mês de outubro
Com o objetivo de difundir informações sobre a indústria e as vantagens da utilização do alumínio em processos produtivos, a ABAL participou no mês de outubro de quatro eventos setoriais. Para Ayrton Filetti, coordenador da Comissão Técnica e do Comitê de Mercado de Transportes da ABAL, a presença na entidade, como instituição representativa da indústria do alumínio, é fundamental para propagar o conhecimento sobre o metal. “As feiras oferecem oportunidades de mostrarmos para os outros setores como o alumínio é vantajoso para seus processos e produtos, quando comparado a outros materiais, como os metais ferrosos, por exemplo”, explicou.
O 20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade – SAE Brasil 2011, que aconteceu nos dias 04 a 06, foi um evento predominantemente voltado a engenheiros automobilísticos interessados em conhecer o que há de mais novo para produção de peças e implementos automotivos. Por essa razão, o estande da ABAL destacou, por meio da exibição de vídeos, os processos de fabricação de peças e componentes automotivos em alumínio.
Na mesma semana, de 04 a 07, a ABAL foi uma das realizadoras do 15º Congresso de Fundição (Conaf) e também esteve presente na 14ª Feira Latino Americana de Fundição (Fenaf). O estande da ABAL destacou a sustentabilidade do alumínio fundido, produzido essencialmente a partir de alumínio secundário (proveniente da sucata). O espaço foi decorado com elementos que ressaltavam essa sustentabilidade, como um lustre feito com latinhas para bebida e reportagens sobre reciclagem e meio ambiente. Produtos fundidos de alumínio (lingotes e gotões), além de um bloco e um cabeçote de motor também foram expostos.
Durante a Conaf/Fenaf, a ABAL e a Associação Brasileira de Fundição (Abifa) assinaram um convênio técnico-científico que oficializou a antiga parceria entre as suas instituições. Já o jantar comemorativo dos eventos, no dia 6, foi marcado por homenagens aos profissionais que tanto contribuíram para o desenvolvimento da indústria, entre os quais, o coordenador e presidente emérito da ABAL, Ayrton Filleti, o que recebeu uma menção honrosa por suas contribuições técnicas à Abifa
No final do mês, nos dias 24 a 28, a ABAL participou ainda da Fenatran – 18º Salão Internacional do Transporte, com um estande exibiu componentes fabricados em alumínio, como rodas forjadas, guardas laterais para carrocerias abertas e dispositivos de proteção lateral para caminhões.
A participação da ABAL nesses três eventos esteve diretamente ligada ao Centro de Informações Automotivo e de Transportes da entidade, que trabalha a divulgação das vantagens e a versatilidade do alumínio, servindo como uma porta de acesso para informações sobre a aplicação do alumínio nesse setor.
Encerrando a participação em eventos nos dias 18 a 20 a ABAL participou EXPONORMA 2011 com o objetivo de divulgar a importância das normas técnicas e aplicá-las adequadamente para garantir a qualidade dos processos e produtos fabricados com o alumínio e suas ligas. O estande da entidade expôs publicações técnicas produzidas pela Centro de Informações ABAL, como a coleção de guias técnicos e a Coletânea de Normas Técnicas – Alumínio e suas Ligas.