Cuidados preventivos garantem a segurança das operações da MRN
Para celebrar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, no dia 27 de julho, a Mineração Rio do Norte (MRN) envolveu seus times na ação chamada “Inspeção Integrada”. A iniciativa envolve lideranças, empregados próprios e terceirizados, além da equipe que integra a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN).
“O objetivo das equipes é percorrer as instalações da empresa levando o reforço positivo em segurança, destacando a necessidade de ações sobre cuidado e prevenção e realizando inspeções preventivas. O principal foco dessa semana são as práticas de equipamentos de içamento e movimentação de cargas”, explica Flávio Trioschi, gerente-geral de Segurança no Trabalho da MRN.
Divididas em etapas, as ações de cuidado e segurança com os empregados integram a rotina das operações da empresa. É o Diálogo Diário de Segurança (DDS) que abre os turnos de trabalho, para identificar quais os riscos do dia e do local de trabalho. Em seguida, entram em cena as Inspeções de pré-uso de equipamentos e ferramentas e a Verificação de Controles Críticos. Por fim, o cuidado ativo, que é fundamental na promoção do respeito entre os empregados.
De acordo com Trioschi, essas ferramentas reforçam os indicadores positivos e o compromisso da empresa com a segurança e a manutenção das taxas de ocorrências em patamares abaixo de 1 (uma ocorrência a cada 1.000.000 horas trabalhadas).
“Nosso indicador em 2023 está em 0,16. Os times próprios e equipes contratadas percebem que ambientes e atividades seguras são mais produtivas. Por isso, buscam manter as boas ações de trabalho e procuram sempre oportunidades de melhoria em segurança”, aponta o executivo.
Outra ação realizada durante a “Inspeção Integrada” é encontro dos times de segurança que atuam na MRN. O objetivo é compartilhar boas práticas e fortalecer os vínculos, reconhecendo os profissionais mais atuantes e refletir sobre o dia 27 de julho. Neste dia, há 51 anos, foi instituído o serviço de Segurança e Medicina do Trabalho nas empresas. De lá para cá, a data tem sido utilizada para lembrar e alertar os empregados, empregadores, governos e sociedade civil sobre a importância das atitudes e práticas que eliminam ou mitigam os perigos, diminuem os riscos e a possibilidade de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de promover ambientes de trabalho adequados, saudáveis e seguros.
“O time de gestores não fica atrás, pois fortalece a cultura de segurança com seu exemplo pessoal, participação ativa em suas áreas de atuação e reconhecimento positivo aos empregados. E, para celebrar esta data, nada melhor do que envolver todas as áreas em mais uma atividade de prevenção que aponta oportunidades de melhorias, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro”, pontua Marcelo Mollica, presidente da CIPAMIN.