Alcoa realiza ação comunitária na comunidade indígena Xucuru Kariri, em Caldas (MG)
A Alcoa Poços de Caldas, em parceria com o Instituto Alcoa, promoveu a terceira edição do programa ACTION 2023 na Tribo Indígena Xucuru Kariri, localizada em Caldas (MG), no último sábado, 5 de agosto.
Durante a tarde, 35 voluntários, entre colaboradores da companhia e seus familiares, dedicaram-se a atividades de pintura de grafismo no posto de saúde, plantio de hortaliças e de árvores frutíferas, preparação de lanches e atendimento odontológico para a comunidade indígena. Esta ação contou também com a parceria da Cattani e Uniodonto, prestadoras de serviço da Alcoa. A tribo ainda receberá a doação de R$ 10 mil, recursos do Instituto Alcoa, para a construção de um parque infantil.
Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação esclarece que a Alcoa não minera em terras indígenas, mas que a ação faz parte da estratégia de relacionamento da unidade de Poços de Caldas com as cidades onde a empresa atua, como é o caso de Caldas.
“É muito importante estarmos presentes para reforçar os nossos valores. Contamos com o AWARE (sigla em inglês para Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para Equidade Étnico Racial), por exemplo, que tem como missão conscientizar e influenciar a organização para promover mais justiça e igualdade racial. Estamos iniciando o nosso relacionamento com a comunidade de Caldas e é uma satisfação enorme conhecer mais sobre a cultura indígena, contribuindo com o desenvolvimento da comunidade”.
Originária de Alagoas, a tribo conta com cerca de 150 indígenas, está em Caldas há mais de 20 anos e recebeu os voluntários com apresentações típicas de sua cultura, como forma de agradecimento pelos trabalhos desenvolvidos.
O voluntário Claudinei Nery, mecânico de Manutenção da Alcoa Poços de Caldas, saiu da experiência com a sensação recompensadora de missão cumprida.
“Sempre que posso dedico algumas horas do final de semana para ajudar as entidades da região. Não custa nada doar um pouco do nosso tempo para quem realmente precisa”.