First Movers Coalition
A descarbonização do setor do alumínio é tema de workshop internacional realizado em São Paulo
O workshop faz parte da iniciativa “First Movers Coalition” (FMC), do Fórum Econômico Mundial, cujo objetivo é promover a troca de experiência, o compartilhamento de boas práticas e a identificação dos principais desafios nos setores industriais considerados carbono intensivo, entre ele o do alumínio, a fim de avançar nas metas de Carbono Zero.
O setor do alumínio foi representado nos painéis pela Presidente Executiva da ABAL, Janaina Donas, Thaiza Bissacot, Diretor de Meio Ambiente da ALCOA; Leandro Faria, Gerente Geral de Sustentabilidade da CBA, Sinead Wyer, Diretora de Desenvolvimento Corporativo da Norsk Hydro; Roxana Molina, Diretora de Suprimentos da Novelis e William Wills, Diretor Técnico de Sustentabilidade da Consultoria EOS.
Durante as apresentações, foram reconhecidos os esforços do setor para descarbonizar sua cadeia produtiva e as características que fazem do alumínio brasileiro um insumo estratégico para a redução das emissões de gases, particularmente por dispor de energia limpa e renovável em sua produção e por sua capacidade de ser reciclado.
Também foram destacados as potencialidades e os desafios do alumínio brasileiro frente aos mecanismos de ajuste de carbono nas fronteiras, como o CBAM; a importância de criar um mercado de carbono aderente às metodologias internacionais, bem como a necessidade de ter uma coordenação governamental eficiente no processo de criação e implementação de políticas públicas voltadas para a descarbonização da economia. Entre os desafios identificados, merecem destaque: o estabelecimento de marcos regulatórios que garantam segurança jurídica nesse processo; a simplificação/redução de carga tributária e o acesso a financiamentos para obtenção e desenvolvimento de novas tecnologias.
A edição brasileira foi realizada entre os dias 09 e 11 de outubro e os resultados das discussões farão parte de relatório a ser publicado entre os meses de novembro e dezembro. É importante mencionar que além o setor do alumínio, participaram representantes dos setores da Aviação e do Aço, além de autoridades governamentais nacionais e internacionais, como o Secretário de Economia Verde de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, e representante do Departamento de Estado de Clima e de Finanças Corporativas dos Estados Unidos. Representantes de instituições financeiras como como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil também participaram do evento.