Educadores de Poços de Caldas concluem Curso de Educação Ambiental da CBA
Educadores, gestores escolares e professores de Poços de Caldas e Caldas participaram da Culminância do Curso de Atualização em Educação Ambiental, realizado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) no último dia 26 de outubro. A iniciativa compõe o Programa de Educação Ambiental (PEA) da CBA, que tem o objetivo de fomentar a conscientização para a conservação ecológica junto às comunidades. O evento aconteceu na Unidade da Empresa, em Poços de Caldas.
Realizado em parceria com a empresa Moleque Mateiro, o curso teve como tema em 2023 a “Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Os 5 P’s da Sustentabilidade – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias”, promovendo junto aos professores participantes o desenvolvimento de projetos ambientais em suas escolas, com base nos conteúdos abordados.
No evento de encerramento, três iniciativas foram reconhecidas e premiadas, dentre 11 projetos educativos apresentados, incluindo temas como ponto de coleta de lixo eletrônico, história ambiental de Poços de Caldas, sustentabilidade, reciclagem, entre outros. A banca julgadora foi composta por representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente, Instituto Moleque Mateiro, Universidade Federal de Alfenas e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
As professoras Gilmara Silva de Carvalho e Maura Regina Souza de Oliveira, do Colégio Municipal Uriel Alvim, em Caldas, conquistaram o primeiro lugar com o Projeto “Uriel no futuro: Sustentabilidade e Solidariedade”. A iniciativa consistiu na arrecadação de óleo para produção de sabão, cuja venda foi revertida para a Vila Vicentina, onde aproximadamente 42 idosos são assistidos na cidade.
“Estamos muito felizes com a premiação, que não é só nossa, mas de toda a escola: alunos, educadores e funcionários”, destaca a professora Gilmara.
O gerente da Unidade de Mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, destaca a importância de levar o conhecimento ambiental para educadores e comunidades da região.
“A conclusão de mais um ciclo do curso reforça o papel das escolas em promover o olhar sustentável, ajudando a conscientizar os alunos e as suas famílias para a preservação ambiental. Ficamos muito felizes em ver, em mais um ano, o grande envolvimento dos educadores e comunidade escolar nos projetos desenvolvidos e temas abordados”, celebra.