Programa de Educação Ambiental da MRN mobiliza moradores do Oeste do Pará em defesa da preservação – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Programa de Educação Ambiental da MRN mobiliza moradores do Oeste do Pará em defesa da preservação

28 de maio de 2024

 

Moradores de comunidades dos municípios de Oriximiná e Terra Santa, na região Oeste do Pará, têm promovido uma verdadeira transformação ambiental em suas localidades com a utilização dos recursos naturais. Por meio de atividades que envolvem palestras e oficinas, 27 comunidades mostram que é possível usufruir da natureza e, ao mesmo tempo, preservá-la para as gerações futuras. E um grande aliado nesse processo é o Projeto de Educação Ambiental (PEA), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), que une os saberes tradicionais dos comunitários às práticas sustentáveis para cuidar do meio ambiente.

As ações do PEA abrangem áreas como Lago Sapucuá, Lago Batata – Médio Trombetas, Alto Trombetas I, distrito de Porto Trombetas e comunidades em Terra Santa, como Alema, Jauaruna e Urubutinga. Com uma metodologia participativa, que utiliza recursos multimídia, as atividades teórico-práticas são acessíveis e compreensíveis, respeitando o conhecimento local.

Para Genilda Cunha, coordenadora do Programa de Educação Socioambiental da MRN, o PEA sensibiliza e empodera os moradores da Amazônia e os transforma em multiplicadores na conservação ambiental.

“Temos a preocupação de fornecer às comunidades ferramentas necessárias para compreender o seu papel na preservação ambiental, identificar soluções e implementar ações concretas. Isso fortalece a capacidade local de promover mudanças positivas a curto, médio e longo prazo, além de deixar um importante legado na região”, declarou Genilda.

Para os próximos dias, até meados do mês de junho, oficinas e palestras serão desenvolvidas em comunidades como Abuí, Tapagem, Saracá, Boa Nova, Casinha, Ascensão, Mãe Cué, Boa Vista e distrito de Porto Trombetas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *