ABAL é sucesso nas redes sociais
Em cinco meses, fanpage no Facebook atinge 20 mil seguidores e campanha #Alumine-se acumula 8 mil curtidas
Um ano após ingressar nas redes sociais, a ABAL iniciou, no mês de maio, uma nova etapa de participação e interação com o público desse universo, resultando em aumento bastante significativo do número de pessoas que acompanham a associação tanto no Twitter como no Facebook.
A opção no Facebook de publicar posts diários sobre temas curiosos e atuais sobre o Alumínio, privilegiando imagens e com linguagem leve, e a segmentação do conteúdo para atrair o interesse dos públicos ligados aos mercados consumidores (construção civil, embalagens, transportes, tecnologia, decoração) mostrou-se bastante acertada.
Por trás da criação dos posts, uma estratégia de investimento em anúncios (FaceADs), dirigida especificamente ao público de cada editoria de mercado, alavancou em 600% o número de “curtidores” da fanpage da ABAL, que saiu de 2.800 (abril) pessoas para quase 20 mil no final de setembro, um crescimento mensal de 48%.
A abordagem no Twitter também foi reavaliada. A análise do público e de seus interesses levou ao reposicionamento da ABAL no microblog. O aumento das interações e das postagens também contribuiu na nova estratégia. Como resultado, houve um crescimento mensal de 23% no número de seguidores do perfil, que somava 440 (abril) e atingiu 1070 nomes em setembro.
#Alumine-se
Nessa nova fase, a Comissão de Divulgação e Marketing da ABAL identificou a oportunidade de criar nas redes sociais uma campanha de conscientização e de incentivo às boas práticas, por meio de posts assinados pela associação que retratam situações de valorização da vida que transformam o meio em que vivemos.
Assim nasceu a campanha #Alumine-se que busca trazer uma imagem positiva para a indústria do alumínio, através de posts que são um movimento para o bem e que convida as pessoas a buscarem o seu melhor, a viverem de forma mais saudável e gentil. Os onze posts da ação, até setembro, já retrataram o incentivo a leitura, o cuidado com o meio ambiente, a solidariedade, amizade, a simplicidade, o bem estar, entre outros, com bastante repercussão entre o público do Facebook. Até o momento, a campanha já acumula oito mil curtidas e quase mil compartilhamentos.
Recentemente o ABAL criou também sua página no Youtube para divulgar seus vídeos institucionais, entrevistas e eventos.
Para acompanhar a ABAL nas redes sociais basta acessar, https://www.facebook.com/AluminioABAL, https://twitter.com/@AluminioABAL e agora http://www.youtube.com/aluminioabal.