COEMA aprova a Licença Prévia do Alumina Rondon
Projeto da Votorantim Metais integrará mina de bauxita com a refinaria de alumina
O Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará (COEMA) aprovou em 23 de abril a Licença Prévia do Projeto Alumina Rondon. O empreendimento, da Votorantim Metais, prevê a implantação de uma refinaria de alumina integrada com mina de bauxita, no município de Rondon do Pará.
O COEMA ratificou o Parecer Técnico emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) que avaliou positivamente o Projeto, considerando sua viabilidade ambiental e relevância para o desenvolvimento do Estado do Pará.
“A aprovação da Licença Prévia representa a confiança da sociedade à Votorantim Metais e ao Alumina Rondon, especialmente no que diz respeito à responsabilidade ambiental da empresa e ao padrão de classe mundial do empreendimento”, declara Sérgio Carvalho, coordenador de Sustentabilidade do Alumina Rondon.
Desenvolvimento local
Segundo a Votorantim Metais, o Projeto dará prioridade à população e aos empresários locais na contratação e capacitação de mão de obra e no desenvolvimento de fornecedores.
Desde o segundo semestre de 2013, a companhia está realizando uma série de qualificações para formar profissionais não apenas para o Projeto, mas também para o mercado de trabalho. A expectativa da empresa é que, entre 2014 e 2015, sejam capacitados cerca de sete mil moradores de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo.
Em 2013, a Votorantim Metais também assinou o protocolo de intenções com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM) para desenvolvimento de fornecedores, dentro do Plano Estadual de Atração de Novos Negócios.