Um modelo de parceria – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Um modelo de parceria

9 de dezembro de 2014

Com apresentação do "Projeto Carga Seca" à diretoria da NTC&Logística, ABAL realiza último encontro deste ano com a entidade

Uma parceria que tem dado muito certo e um modelo que queremos ter com outras entidades“, dessa forma o presidente executivo da ABAL, Milton Rego, definiu o relacionamento com a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, que no último dia 27 de novembro reuniu sua diretoria – formada em sua maioria por empresários do setor de transportes – para que a ABAL apresentasse seu projeto de carroceria carga seca 100% de alumínio, bem como as vantagens econômicas do uso do leve material em implementos rodoviários para o transporte de cargas.

 

“Foi um ano muito positivo para a parceria“, resumiu o presidente emérito da ABAL, Ayrton Filleti, na abertura do encontro, ao citar a presença da ABAL em mais uma edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística – quando ministrou palestras em Rio Verde/GO (julho), Luis Eduardo Magalhães/BA (setembro) e Rondonópolis/ MT (outubro), regiões do Brasil ligadas ao transporte de carga, principalmente de grãos -, além da participação da NTC no Workshop de Transportes que integrou a programação do 6º Congresso Internacional do Alumínio, em São Paulo(SP), no mês de abril.

O presidente da NTC&Logística, José Hélio Fernandes agradeceu à ABAL e apontou uma das razões para seu sucesso: “essa parceria tem rendido bons frutos pois fala diretamente com o grande consumidor do segmento de transportes, que é o empresário, o transportador“.

 

Quebrando paradigmas

O coordenador do Projeto ABAL Carga Seca, engº. PhD Marcelo Gonçalves, lembrou ao público presente -24 representantes da NTC – do início da parceria, em 2011, quando a entidade do setor de transportes prestou consultoria para a elaboração de um programa de análises financeiras, que permitiu comparar implementos rodoviários fabricados em alumínio, aço e madeira.
Gonçalves ressaltou a importância de aumentar a eficiência do transporte de cargas no Brasil e de como o alumínio é uma excelente opção – viável e altamente lucrativa – para atingir esse objetivo. “Acontece que as empresas, muitas vezes, não fazem adequadamente essas contas“.

Na sequência, expôs as propriedades e as vantagens do alumínio para a aplicação nos transportes, como leveza, resistência mecânica e à corrosão, segurança e alto valor residual na reciclagem. “A leveza é a principal delas; a estrutura de um caminhão sofre uma redução em torno de 50% de peso quando se trabalha com alumínio“. Todas essas características do alumínio proporcionam ganho financeiro para o empresário: aumento na capacidade de carga transportada, possível redução de frota, além de menor manutenção.

Como exemplo, o engenheiro apresentou uma análise econômica, realizada por meio do programa da NTC, comparando um semirreboque graneleiro de aço e um de alumínio. O investimento do veículo de alumínio se paga em 26 meses de operação (contra 70 meses do de aço); e com a diferença de lucro obtido em 10 anos é possível comprar mais três carrocerias novas de alumínio.  “O alumínio não é apenas uma ótima opção técnica, mas também para o negócio“, resume Gonçalves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *