Mudanças na ISO 14001 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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Mudanças na ISO 14001

14 de julho de 2015

Norma para implantação de SGS será publicada em setembro

A norma ISO 14001:2015, que estabelece normas para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGS), será publicadas em setembro. Ela traz uma série de inovações alinhadas com a sustentabilidade. As organizações deverão se ajustar aos novos requisitos ambientais, em escala local, regional e global.

Entre eles a conservação de ecossistemas, redução dos impactos ambientais e das emissões de CO2 (queima de combustíveis fósseis). As organizações também deverão ser mais proativas na solução dos problemas ambientais e em relação aos princípios do desenvolvimento sustentável.

Isso exigirá principalmente, um maior envolvimento e comprometimento da alta direção e uma melhor avaliação dos riscos ambientais associados ao negócio.

A atual certificação ISO 14001:2004 terá validade de três anos a partir da publicação da nova versão 2015. Neste meio tempo as organizações deverão passar por um processo de adequação.

Inovações da norma ISO 14001 versão 2015:

Gestão Integrada – A nova versão está mais alinhada com a estrutura das outras normas, facilitando a sua integração.

Gestão Ambiental Estratégica – A gestão ambiental deverá fazer parte dos processos aplicados no planejamento estratégico da organização.

Partes Interessadas – Identificar as principais partes interessadas (stakeholders) e entender as suas expectativas quanto a conduta, a transparência e o bom andamento da organização.

Cadeia de valor – A organização deverá Identificar na sua cadeia de valor, a montante e a jusante, os aspectos ambientais mais significativos no âmbito local, regional e global, que podem afetar a organização e vice-versa. Em seguida estabelecer os riscos associados, e as melhores oportunidades ao meio ambiente e à própria organização.

Lideranças SGA – Caberá as lideranças da organização desenvolver competências e assumir responsabilidades específicas no sentido de garantir o bom andamento do novo sistema de gestão ambiental.

Proatividade – A organização deverá se comprometer com ações proativas de proteção do meio ambiente, para além do controle da poluição. Ações como prevenção da poluição, uso sustentável dos recursos, eficiência energética, combate e adaptação às mudanças climáticas, proteção e conservação da biodiversidade e dos ecossistemas.

Desempenho ambiental – Deverá ser adotada a melhoria do desempenho ambiental, como um avanço da melhoria contínua. O desempenho deverá se basear na superação de metas estabelecidas pela própria organização, principalmente no campo das emissões atmosféricas (gases poluentes e CO2), e na geração de efluentes e resíduos.

Ciclo de vida do produto – A organização deverá elencar os aspectos e impactos ambientais associados ao seu produto e/ou serviço. Desde os insumos, produção e logística, passando pelo respectivo uso do produto, até o pós-consumo e a disposição final.  Isto é, uma avaliação na perspectiva do ciclo de vida do produto.

Estratégia de comunicação – A organização deverá estabelecer uma estratégia de comunicação com os seus colaboradores. A comunicação externa é facultativa. Caso seja adotada, deverá atender as expectativas das partes interessadas. Entre outras coisas deverá  informar sobre o atendimento da organização quanto a legislação ambiental (compliance). Essa comunicação deverá clara, objetiva e confiável e de mão dupla, ou seja, deverá existir um canal para recebimento efetivo de sugestões.

Informação documentada – O novo termo “informação documentada” substitui dois outros   largamente utilizados, “documentos” e “registros”, mas que geram muito confusão sobre o que é registro e o que é documento.

Nova estrutura da Norma:

1. Escopo

2. Referências Normativas

3. Termos e Definições

4. Contexto da organização

5. Liderança

6. Planejamento

7. Suporte

8. Operação

9. Avaliação do desempenho

10. Melhoria

Benefícios à empresa:

Melhor desempeno ambiental da empresa.

Melhor atendimento a legislação ambiental (compliance).

Maior engajamento dos colaboradores.

Melhor relacionamento com as partes interessadas (stakeholders).

Melhor controle dos riscos.

Fortalecimento da imagem pública e da reputação.

Maior competitividade.

Referência: https://committee.iso.org

Fonte: Consultoria Ambiental Ecoesfera21.

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