VI Seminário debate a importância da reciclagem sob vários aspectos – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

VI Seminário debate a importância da reciclagem sob vários aspectos

4 de outubro de 2001

Um público de cerca de 200 pessoas lotou o auditório do Centro de Convenções Frei Caneca na abertura do VI Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio

Um público de cerca de 200 pessoas lotou o auditório do Centro de Convenções Frei Caneca na abertura do VI Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio, realizado pela ABAL nos dias 24 e 25 de outubro, em São Paulo. Coordenado pela Comissão de Reciclagem da ABAL, com o apoio das Comissões Técnica e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o evento contemplou uma vasta pauta de discussões, organizada para abrigar desde os interesses do pequeno reciclador e do sucateiro, até os dos fabricantes de insumos e equipamentos para reciclagem, ambientalistas e autoridades das áreas social e do meio ambiente. Durante os dois dias, renomados profissionais e especialistas, do Brasil e do exterior, analisaram e debateram a importância da reciclagem sob vários aspectos – ambiental, econômico, tecnológico, energético – além de questões relacionadas ao tema, como tributação, legislação e recuperação de resíduos. O evento contou com o patrocínio das empresas Alcan, Alcoa, Alumex, Imco e Tomra Latasa e com o apoio da Almonte, Hidraumaster, Metalur, Aluvale, Inductotherm e Recicla.

Alumínio na vanguarda do desenvolvimento sustentável

O VI Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio foi aberto pelo presidente da ABAL, João Bosco Silva, que destacou a importância da indústria brasileira do alumínio, em particular a da reciclagem para a economia e a área social brasileiras. Segundo levantamento da ABAL, o setor de reciclagem movimenta cerca de 283 mil toneladas anuais, o que representa 34% do consumo interno de alumínio, índice que se equipara à média mundial e ao de países desenvolvidos como a Alemanha (32,2%) e o Reino Unido (34,0%). Esse volume proporciona faturamento de US$ 300 milhões e renda para mais de 150 mil pessoas no país. Lembrando que o país detém um dos maiores índices de reciclagem de latas de alumínio no mundo – 78% – , João Bosco Silva ressaltou que a reciclagem é um dos “grandes trunfos” do setor do alumínio neste momento em que o país vive uma crise no fornecimento de energia elétrica. “A previsão para este ano é de se reciclar 283 mil toneladas de alumínio, o que representa uma economia de 4.000 GWh de energia em relação à produção do metal primário. Esse montante corresponde ao consumo anual de uma cidade com cerca de 2 milhões de habitantes”, informou.

ABAL defende taxa de reciclagem

O presidente da ABAL disse ainda que a indústria brasileira do alumínio apóia a implantação de uma política nacional de resíduos sólidos, mas discorda do estabelecimento de uma “reserva de mercado” para os vasilhames retornáveis proposto no projeto de lei do deputado Emerson Kapaz. “Não podemos ter uma legislação que iniba a liberdade de escolha do consumidor sobre o tipo de embalagem que ele vai usar”, afirmou.

Visando contribuir para a definição de uma legislação “justa e adequada”, que colabore para incrementar a atividade de reciclagem no país, João Bosco defendeu a criação de uma taxa de reciclagem do produto como fator progressivo de redução do imposto e a isenção nacional de ICMS sobre a sucata “que serviria para coibir práticas fraudulentas”. Propôs, ainda, a criação de uma linha específica de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as empresas recicladoras. “Se o país deseja um desenvolvimento de forma sustentada e de alcance mundial, é necessária a desoneração de impostos da cadeia produtiva, com isonomia competitiva entre os produtos e em níveis compatíveis com os concorrentes internacionais”, disse.

Apoio governamental

Representando o Governador Geraldo Alckmin, o secretário-adjunto do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Paulo Ferreira, expressou o apoio do governo do Estado de São Paulo “às políticas que a ABAL vem desenvolvendo, especialmente no sentido de buscar a correta adequação para a tributação dos produtos reciclados”. Destacando ser a ABAL “a primeira instituição a se preocupar, ao mesmo tempo, com os três pilares fundamentais para o desenvolvimento, que são a eficiência empresarial, a sustentabilidade ambiental e a igualdade social”, ele afirmou ser a mesma a estratégia da Secretaria de Meio Ambiente, “que tem trabalhado no sentido de mediar conflitos para criar condições de desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental”.

Painéis e palestras

O VI Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio foi dividido em cinco painéis, que discutiram a importância da reciclagem no contexto energético e ambiental”, a política nacional de resíduos e o impacto na indústria, a indústria do alumínio secundário e o meio ambiente, as alternativas tecnológicas para tratamento de resíduos e o custo ambiental e as perspectivas da reciclagem de sucata de alumínio no Brasil. Incluiu, ainda, as palestras “A reciclagem nos Estados Unidos: Erros e Acertos”, proferida pelo diretor da Alcoa Inter America Inc., Ronald V. Beal; “A Legislação da Reciclagem: Cenário na Europa”, tema abordado pelo presidente da Tomra Systems ASA, Erik Thorsen; e “Reciclagem na Europa do Alumínio contido em veículos usados”, com o presidente da Organisation of European Aluminium Refiners and Remelters (OEA), Günter Kirchner. A coletânea do evento será enviada a todos os participantes.

Atitude positiva e humor como fatores de sucesso

No encerramento, os participantes tiveram a oportunidade de conferir o talento e humor de Leila Navarro, uma das mais respeitadas palestrantes do país atualmente. Leila, que é presidente do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento do Capital Humano, já foi chamada de “viagra empresarial” em recente reportagem da revista Você S.A., pela irreverência com que aborda temas como motivação, autodesenvolvimento, qualidade de vida e trabalho em equipe. Convidada pela ABAL para encerrar o evento, ela abordou o tema “Despertando o Espírito Empreendedor Dentro e Fora da Empresa”, estimulando a competência, a criatividade e a atitude positiva como fatores fundamentais para o sucesso pessoal e profissional neste momento de “transformação acelerada e sem fim” em que vivemos.

Destaque na imprensa

A reciclagem do alumínio e VI Seminário Internacional de Reciclagem foram destaques na imprensa brasileira durante os meses de setembro e outubro. Jornais e revistas de todo o país aproveitaram dados divulgados pela ABAL para se debruçar sobre o assunto, criando uma série de matérias especiais. Nos dois dias do evento, cerca de 20 repórteres de jornais, agências de notícias, rádios e revistas especializadas de São Paulo estiveram presentes, repercutindo os assuntos debatidos para todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *