Alumínio e saúde é tema de evento internacional – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alumínio e saúde é tema de evento internacional

3 de outubro de 2003

O alumínio é o terceiro elemento mais abundante encontrado na natureza

O alumínio é o terceiro elemento mais abundante encontrado na natureza, depois do oxigênio e do silício, e representa 8% da crosta terrestre. O metal é encontrado em todos os órgãos, tecidos e fluidos do corpo humano desde o nascimento e está presente em nossa vida sob diversas formas, sejam naturais ou manufaturadas: está no solo, na água, no ar, nos alimentos, utensílios domésticos e mesmo em alguns medicamentos. Para tratar da relação entre esse importante metal e a saúde humana, a ABAL está promovendo o II Seminário Internacional Alumínio e Saúde: Mitos e Realidades, que tem como palestrantes dois dos mais renomados especialistas mundiais no assunto: os doutores Theodore Lidsky, do Institute for Basic Research, de Nova York; e Ian Arnold, da Faculdade de Medicina da McGill University, do Canadá.

Especialista demonstra que absorção de alumínio não prejudica a saúde

Mesmo estando presente em alimentos, medicamentos e água, a absorção do alumínio pelo organismo não causa efeitos significativos sobre a saúde humana. Essa é uma das conclusões do trabalho que será apresentado pelo especialista em psicobiologia, doutor Theodore Lidsky, do departamento de Psicobiologia do Institute for Basic Research (IBR), de Nova York, na palestra intitulada “A correlação entre a ingestão de alumínio e a saúde humana”. O doutor Theodore Lidsky, que é chefe do Laboratório de Eletrofisiologia do IBR e professor do Departamento de Neurologia da Escola de Medicina da Universidade Thomas Jefferson, de Nova York, falará sobre o metabolismo do alumínio (absorção, retenção e eliminação) e sobre as questões neurológicas. Nesse item, demonstrará que não há evidências científicas de que a exposição ao alumínio cause o Mal de Alzheimer.

As embalagens de alumínio em foco

Um levantamento bibliográfico da literatura científica mundial sobre “Embalagens de alumínio para alimentos e bebidas – implicações sanitárias e higiênicas”, será apresentado pelo doutor Ian Arnold, especialista em Saúde Ocupacional e Segurança, professor adjunto da Faculdade de Medicina da McGill University, do Canadá. Uma das conclusões do trabalho é que as embalagens de alumínio possuem boas condições de higiene e que possíveis contaminações geralmente estão associadas ao manuseio e armazenamento do produto. Ainda, segundo ele, o revestimento utilizado nas embalagens e recipientes é uma barreira efetiva à possível dissolução do alumínio nos alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *