Tetra em reciclagem de latas
Índice de 95,7% leva o Brasil à liderança, pelo quarto ano consecutivo na atividade
O Brasil bateu novamente o recorde mundial de reciclagem de latas de alumínio para bebidas em 2004, com o índice de 95,7%, 6,7 pontos percentuais acima de sua marca anterior. Pelo quarto ano consecutivo o país está na liderança do ranking mundial que inclui apenas os países em que a atividade não é obrigatória por lei, entre os quais, o Japão e os Estados Unidos. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Alumínio – Abal e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade – Abralatas, a performance brasileira atingiu a marca de 121,3 mil toneladas de latas de alumínio recicladas em 2004, que corresponde a cerca de 9 bilhões de latas no ano ou 25 milhões de latas por dia, ou ainda mais de um milhão por hora. As latas de alumínio são o carro-chefe da reciclagem. Em escala crescente a cada ano, o reaproveitamento desse tipo de sucata tem levado o Brasil ao topo do ranking mundial desde 2001. Hoje, somente a etapa de coleta (a compra das latas usadas) injeta anualmente R$ 450 milhões na economia nacional, volume financeiro equivalente a empresas que estão entre as 500 maiores do país. Esse resultado é fruto da conjugação de vários aspectos. O principal deles é o fato de o país possuir um mercado de reciclagem já estabelecido em todas as suas regiões. Além disso, a facilidade na coleta, transporte e venda e o alto valor da sucata de alumínio, aliados à grande disponibilidade durante todo o ano estimularam a reciclagem das latas de alumínio para bebidas, provocando também mudanças no comportamento do consumidor. Um dos fatores que mais contribuiu para o progresso da reciclagem no país foi o engajamento da classe média. Entre 2000 e 2004, cresceu de 10% para 19% a participação de condomínios e clubes na coleta de latas usadas. Outro dado relevante é o surgimento de cooperativas e associações de catadores em todo o país: a participação dessas entidades na coleta de latas de alumínio passou de 43% para 52% nos últimos quatro anos. Maior eficiência O avanço tecnológico no setor aumentou significativamente a produtividade da indústria, fazendo crescer o aproveitamento da matéria prima: quando as latas de alumínio começaram a ser fabricadas no Brasil, nos anos 90, produziam-se 64 latas com um quilo de alumínio, ao passo que hoje é possível fabricar 74 latas com a mesma quantidade de matéria prima. Hoje, o mesmo alumínio de uma lata que sai da fábrica leva apenas 30 dias, em média, para voltar ao mercado como matéria prima de uma nova lata. A lata de alumínio é a única embalagem que pode ser inteiramente reciclada para a fabricação de outras latas idênticas, de forma econômica e auto-sustentada. Vantagens ambientais e sociais Para devolver o alumínio ao mercado, a reciclagem economiza 95% da energia elétrica que é utilizada na produção do metal a partir da bauxita (minério de onde se extrai o alumínio). O volume de latas recicladas no Brasil em 2004, 121,3 mil toneladas, economizou cerca de 1.700 GWh/ano, ou seja, 0,5% de toda a energia elétrica gerada no país e o suficiente para abastecer uma cidade de mais de um milhão de habitantes, como Campinas (SP), por exemplo. Além do estímulo à consciência ecológica e da economia de energia elétrica, a reciclagem de latas de alumínio gerou no ano passado uma economia de mais de 600 mil toneladas de bauxita. Entre os benefícios sociais da reciclagem de latas de alumínio destaca-se a geração de emprego e renda para aproximadamente 160 mil pessoas em uma série de atividades que vão desde a coleta até a transformação final da sucata em novos produtos. Em 2004, mais de 16 mil escolas, creches e instituições cadastradas em programas de reciclagem de alumínio trocaram latas usadas por mais de 14 mil itens, entre equipamentos eletrônicos, mobiliário, kits escolares e cestas básicas. Outras sucatas de alumínioAlém da reciclagem de latas, está crescendo também o aproveitamento de outras sucatas de alumínio. Ao todo foram recicladas, em 2004, cerca de 270 mil toneladas do metal, que representa 36% de seu consumo doméstico – a média mundial é de 32%.
Período
|
Latas de Alumínio (toneladas)
|
Índice Reciclagem
(2)/(1) (%) |
|
Vendidas (1)
|
Coletadas (2)
|
||
1990
|
7.747
|
3.548
|
45,8
|
1991
|
12.260
|
4.528
|
36,9
|
1992
|
13.000
|
5.120
|
39,4
|
1993
|
21.402
|
10.650
|
49,8
|
1994
|
30.343
|
17.068
|
56,3
|
1995
|
49.694
|
31.204
|
62,8
|
1996
|
66.459
|
40.763
|
61,3
|
1997
|
96.462
|
61.744
|
64,0
|
1998
|
126.394
|
82.355
|
65,2
|
1999
|
118.578
|
86.409
|
72,9
|
2000
|
132.415
|
102.852
|
77,7
|
2001
|
138.863
|
118.009
|
85,0
|
2002
|
139.978
|
121.144
|
86,5
|
2003
|
125.798
|
111.963
|
89,0
|
2004
|
126.775
|
121.294
|
95,7
|
Fonte:
ABAL – Associação Brasileira do Alumínio e ABRALATAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (a partir de 2003). |
Mais Informações para a Imprensa:
ABAL – Assessoria de imprensa – Clique aqui
Abralatas – Associação dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (www.abralatas.org.br)
Sobre a Abal Principal entidade da indústria do alumínio, a Abal – Associação Brasileira do Alumínio, congrega 100% dos produtores de alumínio primário e indústrias transformadoras do metal, que representam cerca de 80% do consumo doméstico, além de empresas consumidoras de produtos de alumínio, fornecedores de insumos e serviços. Fundada em 1970, a Abal tem como foco o desenvolvimento da indústria do alumínio, a difusão de novas tecnologias e o suporte informativo aos associados e à opinião pública, promovendo a competitividade interna e externa de um setor que representa 3,3% do PIB industrial brasileiro. Por meio de comissões, comitês e grupos de trabalho, a entidade desenvolve projetos visando à descoberta de novas aplicações para o metal e à representação do setor junto aos órgãos governamentais e da comunidade. Mais informações podem ser obtidas no site www.abal.org.br
Sobre a Abralatas A Abralatas – Associação dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade, fundada em outubro de 2003, representa os fabricantes de latas de alumínio, seus fornecedores, demais empresas e associações interessadas na promoção e no uso dessa embalagem. Seus objetivos principais são: zelar pela competitividade da lata de alumínio; divulgar as vantagens da embalagem no que se refere ao meio ambiente, à economia do país, ao consumidor, à indústria e ao comércio; incentivar o avanço tecnológico no setor; e colaborar para o estabelecimento de marcos regulatórios nas questões de resíduos sólidos visando ao equilíbrio ecológico. Mais informações podem ser obtidas no website www.abralatas.org.br.