125 anos da indústria do alumínio
Processo que permitiu a obtenção do metal foi descoberto em 1886
O ano de 2011 marca o aniversário de 125 anos da descoberta do processo que possibilitou a produção de alumínio em escala industrial. Em 1886, quase que simultaneamente, Charles Martin Hall, nos Estados Unidos, e Louis Toussaint Héroult, na França, obtiveram alumínio puro a partir da dissolução eletrolítica de óxido de alumínio (alumina), em banho de criolita.
O processo Hall-Héroult, como é conhecido, ainda é o principal processo de produção de alumínio, metal que não apenas melhorou a vida das pessoas, com suas inúmeras possibilidades de aplicação, como desempenha um eminente papel no desenvolvimento sustentável do planeta, graças às suas propriedades de leveza, durabilidade e infinita reciclabilidade.
Hoje, graças ao alumínio, milhares de produtos são fabricados, proporcionado maior qualidade de vida e segurança às pessoas, de carros e aeronaves a panelas, embalagens e painéis solares. Além disso, o alumínio também é um material de longa duração: estima-se que 75% de todo alumínio produzido – e diversas vezes reciclado – ainda esteja em uso.