13º Congresso de Fundição destaca usos do alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

13º Congresso de Fundição destaca usos do alumínio

21 de agosto de 2007

Temas relativos ao alumínio compõem cerca de 25% dos trabalhos técnicos da programação oficial do evento

O 13º Congresso de Fundição – CONAF 2007, organizado pela ABIFA – Associação Brasileira de Fundição, em parceria com a ABAL e ABM (Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais), será realizado entre os dias 25 e 28 de setembro de 2007, no Expo Center Norte, em São Paulo. No evento, 30 trabalhos técnicos e quatro palestras especiais apresentarão as principais tendências nacionais e globais na fundição de não-ferrosos, ferro e aço, além dos principais assuntos de interesse para o setor, tais como meio-ambiente, energia e logística.

O congresso terá início com os pronunciamentos dos presidentes das três entidades parceiras, Devanir Brichesi, da ABIFA, Luis Carlos Loureiro Filho, da ABAL, e José Armando de Figueiredo Campos, da ABM, que conduzirão a cerimônia de abertura. De acordo com Loureiro, “o evento é um importante espaço de discussão para que os diferentes elos da indústria trabalhem conjuntamente no desenvolvimento do País”, diz.

Os indicadores dos setores de produtos transformados de alumínio revelam a posição estratégica da fundição. Em 2006, os fundidos e forjados representaram 18,8% do consumo doméstico de produtos alumínio, chegando à marca de 157,6 mil toneladas produzidas. Essa forte participação da fundição na indústria do alumínio está igualmente refletida na programação do evento, que dedica cerca de 25% de seus trabalhos à temas relativos ao metal. Dentre as palestras, destacam-se as apresentações de engenheiros do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), entre eles Ricardo Fuoco, que falarão sobre processos de segregação de eutético em rodas fundidas em Liga AL-11% SI pelo processo de baixa pressão. A equipe também irá apresentar uma análise microestrutural de ligas a 356 com diferentes graus de modificação por estrônico.

O congresso trará ainda a apresentação de um grupo de especialistas da Magma Engenharia do Brasil e da KS Pistões que apresentarão um estudo da influência de variáveis de processo no coeficiente de transferência de calor em uma liga AL-Si Hipoeutética. Shun Yoshida, da Brasimet, falará sobre a confecção de moldes para fundição sob pressão de alumínio, enquanto Carlos Alberto Moraes, da SGA Unisinos, irá avaliar os defeitos em peças de Zamac.

A academia também trará sua perspectiva sobre os diferentes usos do alumínio. Estudiosos da Universidade Federal do Pará discorrerão sobre a influência da variação do teor de magnésio na macroestrutura e trabalhabilidade de uma Liga 6101, e representantes do SENAI/Cefet abordarão as microestruturas da liga A356 com cobre, magnésio e níquel modificadas com estrôncio.

ABAL na FENAF 2007
Paralelamente ao Congresso, a ABAL participará da FENAF – Feira Sul-americana de Fundição, onde terá um estande institucional que divulgará as aplicações do alumínio fundido nos diversos segmentos, com destaque para a indústria de transportes, e as publicações da entidade.

Quem tiver interesse em participar do Congresso, basta inscrever-se no site da ABIFA: http://www.fenaf.com.br/congresso.htm. Sócios da ABAL, bem como das entidades parceiras, terão preços especiais nas inscrições para o evento. Para inscrições efetuadas até 15 / 09 e pagas até 19 / 09 será concedido desconto de 10%. Confira a programação completa do congresso: http://www.fenaf.com.br/pdf/programaoficial.xls

Serviço: FENAF – Feira Sul-americana de Fundição Data: 25 a 28 de setembro de 2007 Horário: das 13h às 20h Local: Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho – São Paulo Estande: Pavilhão Vermelho – Rua F – Estande nº 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *